NOTÍCIAS

Direito: um dos cursos mais tradicionais ainda é o mais procurado no Brasil

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 16/01/2019 às 9:30
direito/ freepick FOTO:

Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em setembro passado, através do Censo da Educação Superior mostraram o que muitas pessoas já imaginavam: Direito é o curso universitário mais procurado no Brasil. Do total das matrículas vigentes em 2017, 10,6% foram para esta graduação.

Versátil e abrangente, o curso oferece riqueza em termos de caminhos profissionais a serem seguidos. O bacharel pode atuar como advogado, juiz, promotor, consultor, professor... as possibilidades são diversas! Mas nada disso vem sem esforço; é preciso uma formação que entenda as demandas do mercado e saiba como aplicar a teoria na sala de aula, de modo que os alunos saiam preparados para lidar com o dia-a-dia da profissão.

É nesse contexto que se insere o curso de bacharelado em Direito da Faculdade do Recide, Farec, que existe há 15 anos e possui duração de 5 anos.  A coordenadora do curso, Mônica Gomes, ressalta que as disciplinas abrem um leque de opções para o futuro profissional.

“Elas permitem a visão de uma vertente inédita da sociedade, sendo possível compreender seu sistema normativo e compreender melhor seu funcionamento”, pontua ela. A maioria dos professores da instituição têm mestrado ou doutorado, além de prezar por práticas simuladas, grupos de estudo e atividades de pesquisa.

Formas de atuação no mercado de trabalho

O coordenador e professor do curso de Direito do Instituto Pernambucano de Ensino Superior, Ipesu, também pertencente ao mesmo grupo educacional da Farec, José de Siqueira, destaca que a versatilidade da graduação em direito é um dos pontos mais favoráveis ao jovem profissional. “Múltiplas são as formas de atuação do bacharel em direito, eticamente voltadas para a promoção do bem comum”, detalha.

“Frequentemente atua como advogado, juiz, promotor público de justiça, consultor jurídico, professor. Na administração pública ocupa as mais altas funções no poder judiciário, e uma infinidade de outros cargos em que se destacam”, diz.

Para a professora e Thaciana Galba, da Farec, o bacharel sempre terá reconhecimento na sociedade, mas a colação de grau é só o começo – ele não deve parar por aí. “Temos a OAB, concursos na carreira policial e jurídica como a magistratura, por exemplo, a Docência,  o mestrado, doutorado que ratificam ainda mais o conhecimento”, explica.

Então, se você pensa em cursar este que é uma das graduações mais tradicionais no Brasil, saiba que as frentes de atuação no mercado de trabalho são amplas. E que muitas dessas práticas profissionais são apresentadas aos estudantes ao longo dos 5 anos da graduação, tais como: júri simulado, assistência jurídica, monitoria, iniciação científica, juizados especiais ou ainda com os núcleos de estudo.

Se você deseja saber mais sobre a grade curricular da Farec e do Ipesu, basta acessar aqui e aqui.