ENEM

Notas do Enem 2018 já estão disponíveis para consulta!

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 18/01/2019 às 9:02
Provas do Enem FOTO:

Os mais de 4 milhões de candidatos que realizaram as provas do Enem 2018 em novembro passado podem finalmente conferir suas notas. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) liberou os resultados individuais na manhã desta sexta-feira (18) na Página do Participante de maneira antecipada. O acesso seria permitido a partir das 10h no horário de Brasília mas, como o sistema estava sendo, o site acabou ficando aberto.

Para acessar as notas, é muito simples: basta fornecer o CPF e a senha. A nota do Enem é calculada usando a chamada teoria de resposta ao item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada questão. O valor varia conforme o percentual de acertos e erros naquele item.

Assim, se a questão tiver grande número de acertos será considerada fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar um item com alto índice de erros, por exemplo, ganhará mais pontos por ele.

As provas

Desde o dia 14 de novembro, estão disponíveis as provas e os gabaritos oficiais. Também estão disponíveis vídeos com os enunciados e as opções de respostas da videoprova na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgará no dia 18 de março o espelho da redação, ou seja, detalhes da correção dessa prova. Isso é feito após os processos seletivos dos programas federais. A correção tem função apenas pedagógica e não é possível interpor recurso.

A nota dos treineiros, aqueles que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova apenas para testar os conhecimentos, também será divulgada no dia 18 de março.