PARTICULARES

Investir em estágio durante a graduação traz vantagens e experiência

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 21/01/2019 às 15:49
Divulgação/Sua Faculdade FOTO:

O ingresso no Ensino Superior é a primeira etapa de milhões de jovens para o mercado de trabalho. Mas como estabelecer essa ponte entre a academia e o mercado? Qual a melhor forma de procurar por uma experiência prática ao mesmo tempo em que se estuda? O estágio é, sem dúvida, o caminho mais comum e eficiente de iniciar sua vida profissional.

Muitos questionamentos surgem desta temática, desde qual o melhor momento para procurar um estágio até a escolha de fato. Com o intuito de orientar melhor os estudantes, algumas universidades possuem núcleos focados em programas de estágios, como é o caso das instituições do grupo Sua Faculdade. Conversamos com o coordenador pedagógico Aristóteles Veríssimo sobre as melhores maneiras de se iniciar um estágio e como os professores podem auxiliar os alunos nesta missão.

É certo que o estágio é o elo entre o aprendizado da sala de aula e o mundo prático. Para o professor Aristóteles é, também, "experiência que desenvolve a postura profissional e prepara para novos desafios, facilitando a compreensão da profissão e aprimorando habilidades técnicas e comportamentais. "

Nas instituições do grupo Sua Faculdade (Farec, Ieso e Ipesu), todos os bacharelados e as licenciaturas possuem estágios obrigatórias. São eles: administração, ciências contábeis, direito, enfermagem, fisioterapia, farmácia, nutrição, engenharia civil, pedagogia, ciência da computação, educação física e serviço social.

"Dentro da necessidade de cada curso, o aluno é orientado pelos professores, coordenadores de curso e supervisionado pelo coordenador de estágio. A IES possui convênios com empresas públicas e privadas para a prática dos estágios", explica o coordenador.

Existe ainda a possibilidade do aluno estagiar dentro da própria instituição de ensino. "Temos alguns alunos que fazem estágio na IES como também temos muitos professores com pós doutorado que foram nosso alunos e estagiários, isso faz parte da política do perfil do nosso egresso", afirma.

Existem diferentes formas de conseguir um estágio. Algumas empresas - geralmente as de grande porte e órgãos do setor público - possuem seleções mais formais, com etapas de provas, dinâmicas de grupos e entrevistas. Outras pedem que os interessados realizem cadastros em seus sites e, quando necessitarem, entram em contato com os estudantes.

É importante olhar para o estágio como sendo a chance de um universitário de testar tanto seus conhecimento quanto seus gostos, perceber em quais áreas de sua futura profissão ele mais se adequa, fazer contatos, conhecer empresas e ambientes diversos. Este momento é sempre de muito amadurecimento e aprendizado.