NOTÍCIAS

Pensa em estudar Nutrição? Confira nossa entrevista com um professor do Ipesu

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 23/01/2019 às 18:31
Foto: Divulgação/ Sua Faculdade
Foto: Divulgação/ Sua Faculdade FOTO: Foto: Divulgação/ Sua Faculdade

A saúde e a melhoria da alimentação se encontram entre os temas mais procurados e debatidos pelos brasileiros nos últimos anos. Com o auxílio das redes sociais e da tecnologia de um forma geral (aplicativos, sites etc...) as pessoas vem buscando, cada vez mais, aprimorar os cuidados com o corpo, seja por meio de atividades físicas ou de reeducação alimentar. Diversos profissionais atuam de maneira multidisciplinar nas questões relacionadas à saúde e um deles é o profissional de nutrição.

Para saber mais sobre esta graduação e as formas de atuação de um nutricionista conversamos com o professor e coordenador de Nutrição do Instituto Pernambuco de Ensino Superior (Ipesu), Edvaldo Vieira da Silva Júnior. Confira a entrevista:

1 - De que maneira surgiu a profissão do nutricionista no Brasil?

O primeiro curso de Nutrição do Brasil foi criado em 1939 com o intuito de entender a associação e influência que os alimentos tinham na terapêutica de algumas doenças. Com o tempo, a nutrição foi ganhando novas vertentes e novos campos de estudo e atuação. O grupo Sua Faculdade, detendo em vista a demanda do mercado por profissionais bem qualificados, oferece o curso de nutrição no Ipesu, desde 2017.

2 - De que maneira é pensada a grade do curso?

A grade é bastante atualizada, de acordo com a necessidade do novo profissional de nutrição. Por isto, ela vem se renovando de tempos em tempos, com o intuito de deixar o aluno preparado para o que o mercado de trabalho exige. E, além de contemplar todas as disciplinas que um curso de nutrição demanda, acrescenta alguns diferenciais, como disciplinas de Orientação Profissional, Desenvolvimento de Produtos Alimentícios e Nutrição Esportiva.

3 - Quais as principais formas de atuação do profissional formado em Nutrição?

O nutricionista tem uma gama de possibilidades de atuação, dentre elas a área clínica e hospitalar, na qual o profissional trabalha com a avaliação nutricional e prescrição dietética individualizada visando a prevenção e o tratamento de doenças e a promoção de hábitos de alimentação saudáveis. Ainda na parte clínica, algumas vertentes têm crescido bastante nos últimos anos devido à crescente busca, por parte da população, por um estilo de vida mais saudável, como a nutrição esportiva e a nutrição funcional, em que o nutricionista direciona a prescrição dietética para a prática do esporte ou para uma alimentação rica em nutrientes que desempenhem papeis específicos no organismo, respectivamente.

Outra grande área de atuação do nutricionista é em unidades de alimentação e nutrição, onde ele administra toda a unidade e atua fiscalizando os processos de produção de alimentos, visando a manutenção do controle de qualidade de produção, garantindo a segurança alimentar do consumidor.

Além disso, o nutricionista ainda pode atuar na docência do ensino profissional, possuindo as devidas pós-graduações; em marketing de alimentos, promovendo as marcas através de seu valor nutricional; em consultorias para unidades de alimentação; e principalmente na atenção básica em saúde, já que a principal diretriz de formação obrigatoriamente deste profissional visa sua atuação na atenção básica em saúde. Nos serviços de atenção básica, o nutricionista se insere obrigatoriamente, por lei, nas equipes dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF).

4 - Nos últimos anos a sociedade parece estar bastante atenta a questões de saúde e estética - mais do que sempre foi. Como entra a nutrição em meio a esse turbilhão de dietas e ideias sobre alimentação?

É fato que temos acesso a muita informação hoje em dia de forma facilitada, e isso somado a essa busca frenética pelo corpo perfeito, as vezes não é tão saudável. Hoje temos um grande problema de não haver filtro na qualidade dessas informações, e é aí que entra a formação em nutrição. É esta a ciência que estuda a relação do homem com o alimento, e é o nutricionista quem entende dessa ciência, então ele vem pra desmistificar os turbilhões de dietas da moda, dos sucos milagrosos, tudo embasado na ciência.

5 - Este aumento de interesse também reflete em um aumento na procura dos estudantes pelo curso?

Sim, em função da alimentação, da saúde e da estética serem temas recorrentes do cotidiano de todos, muitos estudantes acabam querendo se profissionalizar nesta área. Muitas vezes para se aprofundar neste interessante campo da ciência ou até mesmo para ajudar a si, um amigo ou a sociedade em geral.