PARTICULARES

Conheça mais sobre a graduação em Educação Física

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 25/01/2019 às 18:01
turmaedfis sua faculdade FOTO:

Já falamos por aqui que a saúde, o bem estar e a estética fazem parte de uma tríade muito procurada por homens e mulheres nos quatro cantos do mundo. É importante ressaltar que são muitos os profissionais que atuam nos ramos ligados a essas questões, como nutricionistas, esteticistas, médicos e fisioterapeutas, entre outros.

Ao falar especificamente dos cuidados com o corpo também não podemos esquecer dos educadores físicos. A profissão existe, no Brasil, desde o século 19, quando foi lançado o "Tratado de Educação Física e Moral dos meninos", em 1823. É claro que muita coisa mudou desde então! Para atuar como professor (seja em escolas, academias, clubes etc...) e profissional da área, existe tanto a licenciatura quanto o bacharelado. Uma das instituições que oferece estas formações na capital pernambucana é a Faculdade do Recife, Farec, e o Instituto de Ensino Superior de Olinda, Ieso.

"Os cursos contemplam as áreas do esporte, saúde, lazer e educação, formando um profissional capaz de atuar em qualquer uma delas", explica o professor e coordenador do curso Edil de Albuquerque. "O mercado de trabalho para os profissionais de Educação Física é um dos mais atraentes atualmente, onde a saúde e a qualidade de vida estão em evidência e nada melhor que uma pessoa capacitada para melhor gerir essa condição nos indivíduos."

Grade curricular e mudanças no mercado

O bacharelado de Educação Física na Farec tem duração de 4 anos enquanto a Licenciatura dura 3 anos. Na grade curricular encontram-se muitas disciplinas em comum, como biologia, anatomia, estágio curricular, fisiologia e as matérias voltadas especificamente para as diferentes práticas esportivas (futebol, handebol, natação, dança, voleibol, luta ou ainda ginástica).

A forma com a qual a universidade prepara os cursos e orienta os alunos caminha lado a lado com o dinamismo do mercado. "De certa forma, a Educação Física mudou com o passar do tempo, e mudou para melhor. Digo isso sem desmerecer de forma alguma os queridos profissionais que batalham um reconhecimento na nossa sociedade desde antes da regulamentação da profissão, mas acredito que o amadurecimento científico específico de nossa área obteve um crescimento exponencial para melhores resultados da profissão no âmbito escolar, na performance esportiva, na saúde, qualidade de vida e prevenção de doenças", ressalta o professor Edil.

Por ser uma profissão em que o aluno terá que lidar diariamente com pessoas, é importante que tenha como algumas características principais a vontade de passar conhecimento, paciência, bom-humor e tranquilidade. Além de atuar em academias e lecionando em escolas, o formando em Educação Física pode trabalhar em empresas privadas (com ginástica laboral, por exemplo), hotéis e resort (como instrutor ou recreador), clínicas, hospitais ou ainda spas.

"A capacidade do exercício físico bem orientado por um profissional preparado pode - e tem - como objetivo gerar a autonomia e a busca por uma melhor saúde mental, física e psicossocial. Com a utilização das diversas áreas, o profissional de Educação Física se encaixa perfeitamente para proporcionar tais melhorias ", enfatiza o professor.