ENEM

Uma boa redação pode garantir a sua vaga na universidade

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 19/03/2019 às 16:45

Quem está se preparando para o Enem sabe: uma boa redação faz a diferença. Às vezes, um bom desempenho no texto pode até mesmo salvar o aluno de algum tropeço em outras matérias e garantir a nota mínima para o ingresso na instituição de ensino superior. O caminho pode ser árduo até a segurança necessária para escrever bem a respeito de um tema determinado e desconhecido até o momento do teste. Mas é possível. Conversamos com alunos e com a professora Sandra Lima, do Colégio Marista São Luís, onde 49 estudantes alcançaram resultados superiores a 900 pontos em redação, para entender melhor como técnicas de ensino e de estudo podem ajudar nesse desafio.

A maior dificuldade de muitos estudantes na hora de escrever costuma ser o básico: apresentar o pensamento por escrito. “Escrever essas ideias para estabelecer a coesão, ou seja, a clareza das ideias, e a coerência, ou seja, o sentido dessas ideias. O aluno tem muita facilidade para oralizar o que pensa, mas tem dificuldade de colocar no papel”, explica Sandra Lima.

A professora destaca que, quando a missão é escrever para o Enem, a tarefa fica ainda mais complexa, porque há exigências específicas que devem ser apresentadas no texto. “O nosso desafio na preparação do aluno visando o Enem é garantir que ele reconheça cada uma das competências do exame e aplique no seu texto. Quando vou corrigir os exercícios, tenho o cuidado de explicar ao estudante que ele está muito bem em uma competência, mas nem tanto em outra”.

Todo o preparo técnico pode ruir na hora de escrever, se o tema não for nem um pouco familiar a quem está fazendo o teste. Victor Cavalcanti, aluno do Marista São Luís que diz ter o costume de ficar calmo em provas, acredita que o tema deste ano (Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet) também foi determinante para sua nota excelente: 980 pontos. “Eu tinha lido um pouco e assistido alguns vídeos a sobre o assunto, principalmente por causa de curiosidade, desde que o governo americano quis implantar o controle de dados nos Estados Unidos”, conta.  Para ele, é preciso treino e pesquisa. “A cada ano, o tema da redação do Enem se torna mais imprevisível. É essencial ter algum domínio de conhecimento em todas as áreas”.

Arthur Holanda, também estudante do Marista São Luís e igualmente nota 980 em redação no Enem, concorda que estar informado e exercitar bastante a escrita de textos são estratégias fundamentais. “É necessário que o estudante tenha bastante definido o seu horário de estudo, pois assim ele terá tempo suficiente para treinar. É imprescindível que quem esteja estudando para a próxima redação do Enem adquira o hábito da leitura para ampliar seu repertório sociocultural e melhorar o poder de argumentação”, ressalta.

Sandra Lima avança neste ponto, lembrando que é preciso saber aproveitar as facilidades surgidas com o acesso á internet. “O aluno precisa se manter crítico diante dessa gama e dessa demanda de informação para usar tudo isso a favor dele no texto. É importante que o estudante veja a informação, consiga digeri-la criticamente. Uma pessoa crítica diante das informações, aproveita melhor qualquer informação. Inclusive aquela posta pelas novas mídias”.