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Com Projeto Antiestresse, GGE acolhe estudantes para quebrar tensão pré-Enem

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 30/09/2019 às 8:00
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Os concluintes do Ensino Médio do Colégio GGE, nessa fase tão crucial, são acompanhados durante todo o ano pelo Projeto Antiestresse, realizado pelo Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (SOEP). Desta forma, a equipe de psicólogas observa a saúde mental dos alunos e oferece atividades de escape para o estresse.

“Quando começa o terceiro mês de aula, eles já começam a sentir. A carga é muito grande, as horas passadas na escola, junto com os estudos em casa. É tudo muito intenso. Então, a gente começa a fazer uma quebra nessa tensão, reenergizando os alunos e os motivando para que sigam bem até o fim do ano”, diz a psicóloga Emanuela Freire, do GGE.

O SOEP conduz o Projeto Antiestress em várias etapas, sempre com rodas de conversas e atividades físicas de recreação. “Recentemente, fizemos atividades circenses para eles correrem, brincarem”, explifica Emanuela. O Projeto começa para os terceiranistas desde o mês de abril. “Conversamos sobre expectativas, inquietações, dificuldades do cotidiano. E eles vão discutindo e vão entendendo que estão vivendo as mesmas dificuldades dos colegas”, reforça.

 

Projeto Antiestress: foco na saúde mental dos alunos (Foto: Divulgação)

Segundo o coordenador do Ensino Médio e Pré-Enem do GGE em Caruaru, Tárcio Farias, quanto mais próximo das provas, mais os alunos se apegam a esse tipo de ação oferecida pela escola. “Temos o Supera Enem, que trabalha com um grupo de alunos fora do horário das aulas. Sabemos que este é um momento do ajuste final, que os meninos estão cansados, ansiosos e sob pressão. Então, é nosso papel acalmá-los e mostrar que estão prontos”.

Apoio contínuo

Emanuela diz também que o Projeto Antiestress é estendido aos alunos dos 1°s e 2°s anos, envolvidos no processo do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), usado pela Universidade de Pernambuco (UPE). “Fazemos mais próximo das provas porque eles não têm o peso que o 3° ano tem, da responsabilidade de dar um retorno imediato”, diz a psicóloga, sobre as atividades realizadas nos meses de outubro e novembro.