NOTÍCIAS

MEC e INEP acompanham detalhes finais para o Enem 2019

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 11/10/2019 às 8:00
mec FOTO:

Com informações do Portal MEC

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deram detalhes da megaoperação de logística e segurança que envolve o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrerá nos dias 3 e 10 de novembro. É essa preparação que assegura a chegada de 10,3 milhões de provas a mais de 1.700 municípios do País. Ao todo, são quase 400 mil profissionais envolvidos no processo e, segundo o MEC, as provas já foram impressas e estão a caminho dos destinos.

“Está tudo impresso e agora é distribuir, acompanhar e ter a certeza de que tudo vai correr bem e dentro da legalidade”, disse o ministro da Educação, Abraham Weintraub. O presidente do Inep, Alexandre Lopes, citou os números de pessoas envolvidas e locais de aplicação das provas para ressaltar o trabalho em conjunto. “É importante agradecer os Correios, que fazem regularmente a entrega das provas, no horário. E há toda essa logística para que os cadernos cheguem a esses 10.133 locais de prova”, afirmou.

Só a operação de transporte dos malotes reúne 31 mil colaboradores, a maioria agentes de segurança pública. São 4,2 toneladas de papéis em 3.746 contêineres levados em aviões, carretas e barcos. A primeira remessa, com 408 mil provas, saiu em 3 de outubro para os locais de mais difícil acesso, nos estados do Pará e Bahia. Outros malotes seguiram para Rondônia, Piauí, Pernambuco e Mato Grosso. Os materiais estavam sob a guarda do 4º Batalhão de Infantaria Leve do Exército Brasileiro, em Osasco (SP).

Toda essa logística é acompanhada de perto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC e responsável pela aplicação do exame, e conta com 100 grandes parceiros.