PARTICULARES

 Cinco dicas para se dar bem na redação do Enem

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 29/10/2019 às 14:00
SANDRA LIMA FOTO:

A professora de produção textual do Colégio Marista São Luís, Sandra Lima, é uma profissional bastante afinada com sua área de atuação. Com mais de 30 anos de sala de aula, ela já falou sobre o processo de letramento de um aluno e a contribuição da leitura para a boa escrita (clique aqui para ler) e, agora, volta ao Blog do Enem para dar dicas para a prova de redação. Lembre-se que você deverá escrevê-la no próximo domingo (3), dividindo as 5h30 da prova com as 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas.

Sandra revisa as normas da redação do Enem. O texto não exige título, mas você precisa construir seus argumentos entre oito e 30 linhas. “Este é o espaço que você terá para cumprir as exigências da banca. Ou seja, atingir as cinco competências”, diz a professora. Assista à aula abaixo que traz detalhes de como construir um texto nota 1.000.

Para te ajudar, a gente listou de novo tudo o que a sua redação precisa ter para te ajudar a chegar à universidade:

  1. Respeite a gramática normativa: Sandra lembra que você precisa sempre revisar seu texto. Atente para itens como crase e concordâncias nominal e verbal.
  2. O texto tem que ser dissertativo argumentativo: Você tem que ter opinião e sustentá-la com argumentos contundentes, com exemplos, dados e citações.
  3. Coesão, a capacidade de selecionar o repertório: Selecione o que você vai trazer para a construção do seu texto. Fuja do lugar-comum.
  4. Coerência, a capacidade de interligar as partes, os parágrafos, do texto: Concatene o texto. As partes formam um todo de qualidade.
  5. Proposta de intervenção: O Enem exige que você proponha uma solução para o problema apresentado ou aquele problema que você apontou durante seu texto. Vejamos:

  • O quê você vai sugerir?
  • Quem vai fazer?
  • Como essa sugestão vai ser executada?
  • Qual o impacto na sociedade dessa sugestão?