ENEM

Inep anula questão do Enem 2019

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 19/11/2019 às 12:45
enem2019_provarosa_dia1 FOTO:

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, neste terça-feira (19), que uma das questões da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias da prova regular do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano será anulada.

A questão era a de número 90 do caderno azul; a 78 do caderno Amarelo; a de número 66 do Branco; e 72 do caderno Rosa.

O Inep justificou que a questão fez parte do Caderno de Questões Braile e Ledor do ano passado (especificamente a questão 56 do caderno Laranja da edição 2018). "O caderno Ledor é preparado para os aplicadores que atuam como ledores para os participantes que, por algum motivo, solicitam auxílio para a leitura da prova como recurso de acessibilidade", explicou o Instituto.

Agora, como fica o cálculo?

O Inep explicou ainda que o cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), "considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade, e ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item". Dessa forma, a anulação de uma das questões "não compromete o processo de estimação da nota das participantes".

"Respeitando a comparabilidade garantida pela TRI, as questões que compõem as provas acessíveis podem sofrer ligeira alteração comparadas à prova de aplicação regular devido às especificidades deste público. As provas do Caderno Braile e Ledor, por exemplo, contém a descrição de gráficos, imagens, esquemas e outros recursos visuais utilizados e questões que inviabilizam ou dificultam demasiadamente a compreensão por parte dos participantes com algum tipo de deficiência visual são substituídas".