NOTÍCIAS

Inep antecipa divulgação da lista dos estudantes regulares no Enade 2019

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 26/12/2019 às 8:00
enade FOTO:

Com informações do Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antecipou os Relatórios de Estudantes em Situação Regular junto ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. Assim, estudantes que se encontram em situação regular estarão aptos a colar grau ainda em 2019.

O Enade é componente curricular obrigatório das matrizes dos cursos e, por isso, a participação nas provas e o preenchimento do Questionário do Estudante são imprescindíveis para a obtenção do diploma de graduação.

“A antecipação do prazo inicialmente previsto em edital, que seria em 2 de janeiro de 2020, representa o respeito do Inep pelos estudantes e também a isonomia e a transparência em seus processos de divulgação de resultados e disseminação de dados, já que os relatórios de regularidade foram disponibilizados simultaneamente para todos os participantes do exame’’, destaca o presidente substituto do Inep, Camilo Mussi.

O Enade 2019 registrou a inscrição de quase 1,2 milhão de estudantes ingressantes e concluintes, vinculados a mais de 8 mil cursos avaliados, pertencentes a 29 áreas de conhecimento - entre elas, agronomia, arquitetura e urbanismo, biomedicina, educação física e enfermagem.

Os cursos que oferecem o grau de tecnólogo são os de tecnologia em agronegócio; tecnologia em estética e cosmética; tecnologia em gestão ambiental; tecnologia em gestão hospitalar; tecnologia em radiologia; e tecnologia em segurança no trabalho.

Ausentes - justificativas

O Inep também antecipou o período para justificativa de ausência no Enade 2019. Estudantes inscritos na condição de concluintes que não compareceram ao exame por ocorrências de ordem pessoal ou compromissos profissionais devem fazer a solicitação de dispensa da prova, via Sistema Enade, para o coordenador de seu curso.

O período para justificativa de ausência vai até 5 de fevereiro de 2020. Nesse período, a instituição de educação superior também poderá apresentar solicitações de dispensa em casos de ausência do estudante devido a compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado pelo Enade ou por atos de responsabilidade da instituição, que serão analisados pelo Inep.

Fazer a prova ou justificar a ausência é obrigatório para a regularidade junto ao Enade. O concluinte que permanecer em situação de irregularidade não estará apto a colar grau até que ocorra regularização pelo Inep na edição subsequente do exame. É importante salientar que os estudantes que realizaram a prova ou que serão dispensados têm garantida a regularidade apenas se tiverem preenchido o Questionário do Estudante no período estabelecido no  edital do Enade 2019.