PARTICULARES

Pós-graduações garantem atualização e diferencial profissional

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 13/01/2020 às 8:00
Foto: Kristine A/ Pixabay
Foto: Kristine A/ Pixabay FOTO: Foto: Kristine A/ Pixabay

Todo profissional sabe que os estudos não encerram com a graduação, e que o mercado vai exigir, sempre, atualizações, especializações e pós. É outro campo em que o Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco) tem um diferencial competitivo: cursos estratégicos que atendem às mais diversas demandas, tanto para quem precisa continuar os estudos quanto para quem quer se manter sempre atualizado.

Os 12 cursos de especialização estão concentrados estrategicamente, no prédio do antigo Colégio Nossa Senhora do Carmo, no centro do Recife. “Hoje, oferecemos pós-graduações e estamos em processo de alcançar todos os requisitos para ofertar também cursos verdadeiramente enquadrados como MBA (Master of Business Administration), que requerem especificidades como a internacionalização”, diz o coordenador de Pós-graduação da Unit PE, Arthur Filgueiras.

Arthur Filgueiras: cursos de especialização são pensados de acordo com demandas do mercado | Foto: Hesíodo Góes/JC360

No topo da lista de mais procurados está o Software Programming for Work, pensado em parceria com o Porto Digital, que já abriu três turmas e tem como objetivo formar profissionais aptos a ingressar em vagas da área de Tecnologia da Informação no Recife. A grade disciplinar é toda voltada às demandas do mercado e o apelo de empregabilidade é o que mais atrai interessados.

A Unit Pernambuco é a única do Estado a oferecer a especialização em Tricologia e Terapia Capilar, voltado para profissionais de saúde, tanto de nível técnico quanto superior, que trabalhem no ramo da beleza.

“São profissionais que não atuam apenas no visagismo ou na estética, mas que se preocupam em ter uma atuação que envolve tratamento, que estudam o fio do cabelo, o couro cabeludo e cuidam da saúde dessas estruturas. A grade é muito interessante e envolve anatomia capilar, pré, pós e transoperatório de pacientes que sofrem com câncer ou calvície, por exemplo”, explica Arthur Filgueiras.

Especialização em Software Programming for Work foi pensada com o Porto Digital | Foto: Pexels/ Pixabay

“Nosso maior público, 70%, são pessoas que já atuam na área. O curso se torna um diferencial para esses profissionais. Aqui no Recife, ainda é uma área carente e as empresas acabam trazendo gente de fora para preencher as vagas de trabalho”.

As especializações que envolvem gestões - Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria e Gestão de Negócios e Startups - também têm bastante demanda. “Temos alunos que já abriram negócios após fazer o curso conosco. Entraram verdinhos e vêm desenvolvendo projetos, já estão ganhando dinheiro com o que aprenderam com a gente”, comenta Arthur.

No curso de Cosmetologia e Estética Corporal e Facial Avançada, os alunos colocam a mão na massa, têm contato com empresas fornecedoras da área, conhecem tecnologias empregadas e pesquisas avançadas. Segundo Filgueiras, a grade prevê aparato profissional para que os alunos possam empreender.

Há ainda as novas especializações em Saúde Pública - que habilita profissionais da saúde como sanitarista - e Psicologia Organizacional, Coaching e Inovação. Este, voltado para desenvolver habilidades e competências que vão além da técnica, envolvendo relacionamento e comportamento humano.

“Saber se relacionar, se comportar, é imprescindível. O profissional precisa, muitas vezes, tomar posturas de liderança mesmo que ele não seja o líder do setor, precisa ter engajamento de trabalho em grupo. Esse curso atende a essa dinâmica”.

Confira a lista completa de cursos de Especialização oferecidos pela Unit Pernambuco:

Cosmetologia e Estética Corporal e Facial Avançada

Tricologia e Terapia Capilar

Direito Penal e Processual Penal

Direito Previdenciário e Prática Previdenciária

Gestão de Acervos e Unidades de Informação

Gestão Estratégica de Pessoas

Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria

Software Programming for Work

Psicologia Organizacional Coaching e Inovação

Políticas Sociais e Gestão de Projetos

Saúde Pública (Habilitação para sanitarista)

Urgência, Emergência e Unidade de Terapia Intensiva (UTI)