NOTÍCIAS

Candidatos podem pedir revisão do Enem ao Inep

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 18/01/2020 às 18:00
Aplicativo de Celular ENEM 2019
Aplicativo de Celular ENEM 2019 FOTO: Aplicativo de Celular ENEM 2019

Após vários relatos de problemas com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgadas na última sexta-feira (17), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que candidatos que "acreditam haver necessidade de revisão de suas notas devem encaminhar um e-mail, contendo nome completo e CPF para o endereço [email protected]". O Inep informou ainda que todas as solicitações serão analisadas individualmente.

Ainda segundo o Inep, ainda na sexta-feira, a equipe técnica do instituto identificou que os problemas foram causados por "inconsistência na transmissão de dados que a gráfica envia ao Inep para processamento das notas e que era restrita a um grupo de participantes". "A ocorrência gera contradições na associação entre o participante e a cor de sua prova, o que impacta sua média de proficiência", esclareceu o instituto.

O Inep garantiu ainda que segue o "trabalho de varredura" da base de dados do Enem "para detectar e solucionar cada um dos casos individualmente". "O instituto informa ainda que todo o trabalho será finalizado até segunda-feira, 20, e, portanto, sem nenhum prejuízo em relação ao cronograma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nenhum participante será prejudicado", sinalizou a nota.