FEDERAIS

Quatro cursos da UFPE recebem 5 estrelas do Guia da Faculdade 2020

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 28/10/2020 às 11:31
ufpe-1-e1537303037336 FOTO:

Quatro cursos oferecidos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) receberam nota 5, a avaliação máxima do Guia da Faculdade 2020. O projeto é realizado pelo Estadão e pela startup Quero Educação. Os cursos são Biblioteconomia, Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Letras Português. Todos são do campus Recife.

Ao todo, 63 cursos de graduação da UFPE foram avaliados nesta edição, 47,9% a mais que em 2019. Do mesmo modo, outros 44 cursos (que são 69,8% dos avaliados na Universidade) obtiveram 4 estrelas (muito bom). Enquanto isso, 15 cursos (correspondentes a 23,8% dos avaliados na UFPE) ficaram com 3 estrelas (bom).

Leia mais: 

Na UFPE, ano letivo de 2021 começa no mês de setembro

Vinte professores da UFPE estão na lista dos cientistas mais influentes do mundo

Apesar da portaria, UFPE, UFRPE e IFPE descartam ensino presencial em janeiro

Avaliação

O Guia da Faculdade utiliza a metodologia de “avaliação por pares” para analisar a qualidade de cerca de 14 mil cursos superiores em todo o Brasil. Assim, para chegar aos resultados, a equipe do guia coleta as opiniões de milhares de professores que atuam no ensino superior.

Em torno de 9 mil coordenadores e professores que atuam em instituições de ensino superior no país se cadastraram como avaliadores do guia. É um trabalho voluntário, sem remuneração. Assim, cada curso é distribuído para a avaliação de seis professores.

Quem participa

Dessa forma, entram na avaliação projeto pedagógico, o corpo docente e a infraestrutura dos cursos, com notas que vão de 1 a 5. A maior e a menor notas recebidas por curso são descartadas.

Por fim, todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) são convidadas para fazer parte do Guia da Faculdade.