NOTÍCIAS

Salas terão menos participantes na prova do Enem

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 28/10/2020 às 12:08
enem FOTO:

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) haverá menos candidatos por sala na prova do Enem 2020, em janeiro. Desta forma, a ideia é reduzir os riscos de contaminação pela COVID-19.

Diretor de Gestão e Planejamento do Inep, Murillo Gameiro ressaltou os cuidados que devem ser tomados e que "tudo agrega dificuldades ao Enem, tanto impresso quanto digital”.

Nesta edição, o Enem teve 700 mil inscritos a mais com relação a 2019. Além disso, o diretor também alertou para o novo período de aplicação do exame, que conta, até então, com 1.729 municípios de prova. “Vamos implementar novas regras relativas às doenças infectocontagiosas e novos protocolos de biossegurança”.

Mais locais de prova

Assim, com a redução do número de participantes por sala, a quantidade de locais de prova vai aumentar. Nesse sentido, outras medidas também serão tomadas para evitar intercorrências, como a definição de critérios técnicos de biossegurança.

Além disso, o Inep solicitará às equipes de segurança e às prefeituras que auxiliem nos procedimentos de acesso aos locais de prova, para evitar aglomerações.

Cronograma

As provas da edição 2020 do Enem estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). Ao todo, são 5,6 milhões de inscritos.

De acordo com o coordenador-geral de Gestão e Monitoramento do Inep, Hélio Junio Rocha , a 83 dias da aplicação do primeiro dia de prova do Enem impresso, não há registro de incidentes relevantes que possam comprometer o planejamento. Ainda segundo o coordenador-geral, o cronograma está sendo executado conforme o previsto. No total, 1.999.621 (16,5%) provas já foram impressas.

Enem

Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Enem avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. Sua estrutura conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.