NOTÍCIAS

UFRPE tem seis cursos 5 estrelas, maior número do N/NE entre as IES

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 06/11/2020 às 11:15
Foto: UFRPE/Divulgação
Foto: UFRPE/Divulgação FOTO: Foto: UFRPE/Divulgação

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) é a Instituição de Ensino Superior (IES) com mais cursos de graduação avaliados com cinco estrelas pelo Guia da Faculdade 2020 - do Estadão e da startup Quero Educação. Foram avaliados como "excelentes" os cursos de Administração, Ciências Biológicas, Gastronomia, Educação Física, Engenharia Civil e Química receberam o conceito Excelente - 5 estrelas.

Da mesma forma, outros 19 cursos obtiveram 4 estrelas, conceito Muito Bom, e outros 4 foram considerados Bons, com 3 estrelas.

Único com 5 estrelas entre os 235 semelhantes oferecidos em instituições brasileiras, o bacharelado em Gastronomia da UFRPE aparece como o primeiro do ranking. Já a graduação de Engenharia Civil, da Unidade Acadêmica de Santo Agostinho (UACSA/UFRPE) aparece em terceiro no ranking de 884 cursos avaliados. Ficou em oitavo mais bem colocado do país o curso de Educação Física, dos 1168 cursos avaliados. Ciências Biológicas também é a oitava graduação de 664 resultados. E Administração se destaca como o décimo dos 1962 cursos do Brasil no ranking.

"Nós tivemos o maior número de cursos cinco estrelas do Norte/Nordeste, entre todas as universidades, e tantos outros avaliados como 'Muito bom'. É um resultado importantíssimo para a Rural e, no últimos anos, não são apenas estes indicadores que estão em destaque. Posso citar o índice integrado de gestão e governança do Tribunal de Contas da União, cujo indicador qualifica a gestão e a governança da instituição: nós somos a primeira de Pernambuco, a segunda na região Nordeste e a quarta no Brasil", explicou ao Blog do Enem o reitor da UFRPE, Marcelos Carneiro Leão.

Avaliação

O projeto pedagógico, o corpo docente e a infraestrutura dos cursos entram na avaliação. O guia avalia a qualidade de cerca de 14 mil cursos superiores em todo o Brasil, a partir das opiniões de milhares de professores que atuam no ensino superior. Cada curso recebe análise de seis professores.

Mais de nove mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro cadastraram-se para atuar como avaliadores de forma voluntária, sem remuneração.

De acordo com a publicação, as instituições públicas, responsáveis por atender um em cada quatro estudantes universitários no País, continuam sendo a principal referência do nosso ensino superior em termos de qualidade. Entre os cursos que atingiram o conceito máximo de 5 estrelas no Guia da Faculdade 2020, 87% pertencem às escolas públicas.