FEDERAIS

Conceito Preliminar de Curso: UFPE tem bom desempenho em 88% dos cursos avaliados

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 14/12/2020 às 11:59
ufpe-1-e1537303037336 FOTO:

Vinte e dois cursos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tiveram bom desempenho no Conceito Preliminar de Curso (CPC) 2019, conquistando conceito 4 em uma escala de 1 a 5. Dos 25 cursos avaliados, três ficaram com conceito 3; nenhum obteve conceito 1 ou 2.

O CPC foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e mensura a qualidade dos cursos de graduação no Brasil. Os conceitos 1 e 2 são considerados insuficientes pelo MEC, o 3 é a nota intermediária e os conceitos 4 e 5 representam uma melhor performance, sendo a nota 5 considerada como de excelência.

Cálculos

O cálculo é feito com base na combinação do desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e de indicadores como a qualificação dos professores e a percepção dos alunos sobre aspectos como infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

“No geral, todos os cursos da UFPE avaliados avançaram quanto à qualidade dos processos didáticos e pedagógicos. Estamos felizes em ver que estamos avançado”, disse o reitor Alfredo Gomes.

Conceito 4

Os cursos de graduação da UFPE com conceito 4 são Odontologia (Recife), Medicina (Recife e Caruaru), Farmácia (Recife), Enfermagem (Recife e Vitória), Fonoaudiologia (Recife), Nutrição (Recife e Vitória), Fisioterapia (Recife), Biomedicina (Recife), Educação Física – Bacharelado (Recife e Vitória), Engenharia da Computação (Recife), Engenharia Civil (Recife e Caruaru), Engenharia Eletrônica (Recife), Engenharia de Controle e Automação (Recife), Engenharia Mecânica (Recife), Engenharia Química (Recife) e Engenharia de Produção (Recife e Caruaru).

Conceito 3

Já os cursos da Universidade com conceito 3 são Arquitetura e Urbanismo (Recife); Engenharia Elétrica (Recife) e Engenharia de Alimentos (Recife).