ENEM

Provas do Enem são distribuídas aos estados

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 14/12/2020 às 11:50
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil FOTO: Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram a ser distribuídas aos estados, segundo informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O total chega a 11,4 milhões de provas distribuídas  para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.

Serão feitas 41 viagens aéreas e 157 terrestres, ao todo, para entrega dos 70 mil malotes que estavam acondicionados sob a segurança do 4º BIL do Exército. As provas serão transportadas pelos Correios a todas as unidades da Federação, com escoltas das polícias militares e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ao serem entregues nos locais de destino, os malotes serão armazenados nos Batalhões do Exército Brasileiro e mantidos em segurança até os dias de aplicação.

"São 11 milhões de provas transportadas. Fazer com que todas cheguem nos municípios, no horário e no prazo certo para o dia da prova, é um grande desafio. A responsabilidade do Inep é mostrar que estamos fazendo um trabalho para garantir a segurança na execução da prova. Temos o trabalho do Exército Brasileiro, garantindo mais segurança. A Polícia Federal trabalha ao longo do ano evitando as fraudes, por meio de inteligência. As polícias militares e a Polícia Rodoviária Federal também auxiliam na escolta. O engajamento de todos os estados e dos governadores acontece para que a logística saia conforme o planejado. O trabalho da gráfica com a impressão das provas garante segurança para que não ocorram vazamentos. Nota-se a seriedade e a responsabilidade de todos que trabalham com o Enem", disse o presidente do Inep, Alexandre Lopes.

Segurança

"O Enem, sem o contexto da pandemia, já é um desafio que muitos países do mundo não têm a capacidade de entender. Compreendemos que essa iniciativa se reflete na área da defesa do país. Precisamos de brasileiros capacitados e motivados. É um capítulo importante na história dos jovens que vão passar por este desafio que é a prova do Enem", afirmou o comandante do 4º BIL, coronel Leandro Acosta.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública irá monitorar todas as ações de segurança, desde a escolta até o policiamento, além de contribuir para a resolução de problemas que, porventura, possam surgir.

Enem

Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. As provas da edição 2020 do exame estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa); e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital).