NOTÍCIAS

IFPE lança editais de seleção de alunos até 22 de janeiro

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 30/12/2020 às 9:21
IFPE no Recife | Foto: Divulgação
IFPE no Recife | Foto: Divulgação FOTO: IFPE no Recife | Foto: Divulgação

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) divulgou, na manhã desta quarta-feira (30) que lançará os editais do Processo de Ingresso para novos estudantes 2021.1 até 22 de janeiro.

Assim, serão disponibilizadas 4.830 vagas para adolescentes, jovens e adultos nos nossos cursos técnicos e superiores, distribuídos em 16 campi no estado.

Nesta seleção 2021.1, o IFPE utilizará apenas a nota do Enem, considerando edições dos anos 2015 a 2019, ou a análise direta do histórico escolar do Ensino Médio.

"O processo será unificado, mas não se dará no formato tradicional de vestibular, com a aplicação presencial de provas. Na ocasião de lançamento dos editais, os cursos disponíveis, o cronograma de inscrições e as etapas para a seleção de novos estudantes serão detalhados com as informações necessárias", disse o reitor, José Carlos de Sá Júnior, em nota oficial.

Pandemia

O IFPE explicou que as medidas sanitárias decorrentes da pandemia da Covid-19 motivaram a exclusão do processo seletivo 2021.1.

"A redação, inicialmente pensada como complemento à análise do histórico escolar para o ingresso nos cursos superiores, não será mais aplicada", explicou o reitor, no comunicado.

Conforme nota divulgada em outubro deste ano, o processo de ingresso nos cursos técnicos nas modalidades Integrado e Subsequente será realizado por meio de análise de desempenho dos candidatos. Essa análise ocorrerá com base no histórico escolar de anos anteriores.

"No caso do Integrado, serão levadas em conta as notas obtidas do 6º até o 8º ano do Ensino Fundamental. Já no Subsequente, serão avaliadas as notas do 1º e 2º anos do Ensino Médio. Esse nosso posicionamento objetiva não prejudicar estudantes no último ano de seus respectivos níveis que tiveram as atividades de ensino paralisadas por conta da pandemia", continuou.

Vagas

O sistema de reserva de vagas para estudantes oriundos de escola pública será mantido. segundo o Instituto, com destinação de 60% das vagas disponíveis serão direcionadas para esses candidatos.

O IFPE recomenda ainda que os interessados estejam atentos aos prazos e datas limites de cada etapa e estejam com documentos disponíveis com o máximo de antecedência.