PARTICULARES

Saiba como se inscrever no Fies e obter financiamento para seu curso superior

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 31/12/2020 às 8:30
fies FOTO:

Existem muitos motivos para optar pela graduação em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada - e a falta de recursos para bancar o curso não precisa ser um obstáculo. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma das modalidades mais conhecidas de financiamento para cursos superiores e pode ser utilizada em todo o país.

Se você está interessado em ingressar em uma IES particular via Fies deve, primeiramente, ficar atento ao prazo de inscrições do benefício e saber se você está apto:

  • Participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010?
  • Obteve, na prova, média aritmética igual ou superior a 450?
  • Não zerou a redação?
  • Possui renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos?

Se preenche esses requisitos, você pode se candidatar ao Fies.

Leia também:

> Sisu: entenda como funciona o sistema que usa o Enem para distribuir alunos em universidades

> Saiba como se candidatar às bolsas do Prouni

> Prouni abrirá inscrições 2021 no dia 12 de janeiro

 

Como me inscrevo?

Acesse o site do Fies e clique em “Minha inscrição”. Assim como para se inscrever no Sisu (link), você precisará ter uma conta no gov.br. Clique aqui para fazer, caso ainda não tenha. Se já tem o login, é só acessar o sistema do Fies.

Para cadastrar a conta gov.br, clique na opção “Sua Conta”. Digite o CPF, nome completo, telefone e e-mail no formulário. Faça todo o procedimento e, após cadastrar a senha, volte para o site do Fies e clique em "Entrar com gov.br".

Feito isso, preencha os dados. Você tem a opção de usar nome social. Depois de informar tudo, clique em Gravar e Avançar. Em “Questionário”, preencha todos os dados novamente.

Com tudo preenchido, você poderá escolher três opções de financiamento. Selecione o estado, município e curso. Se já tiver uma IES escolhida, selecione diretamente. O sistema vai dar a lista de opções: escolha a instituição, curso e turno e clique em Gravar. Você pode escolher três opções, em ordem de preferência.

Parabéns, você está inscrito no Fies e agora é só aguardar.

Novo Fies

O novo FIES é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

A modalidade trouxe melhorias na gestão do fundo, dando sustentabilidade financeira ao programa, a fim de viabilizar um acesso mais amplo ao ensino superior.

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.