NOTÍCIAS

#AdiaEnem pede mudança na data da prova: assunto repercute nas redes sociais

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 04/01/2021 às 22:22
#AdiaEnem mobilizou as redes pelo adiamento das provas da edição 2020 | Foto: Reprodução/Twitter
#AdiaEnem mobilizou as redes pelo adiamento das provas da edição 2020 | Foto: Reprodução/Twitter FOTO: #AdiaEnem mobilizou as redes pelo adiamento das provas da edição 2020 | Foto: Reprodução/Twitter

A duas semanas da aplicação da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 17 de janeiro, a hashtag #AdiaEnem ganhou mais força nesta segunda (4).

Um abaixo-assinado online, adiaenem.com.br, já tinha as quase 360 mil assinaturas propostas nesta segunda à noite. O movimento é encabeçado pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

Leia também:

> Inep confirma cartão de inscrição do Enem para esta terça, 5

> Candidatos com suspeita de Covid-19 podem pedir reaplicação da prova do Enem

> Confira quais são os documentos válidos para identificação no Enem

Os movimentos justificam que não há segurança sanitária para realização das provas com o aumento dos casos de infecção pela Covid-19. Também argumentam que a pandemia causa uma situação ainda mais desigual entre os estudantes no país.

 

Assunto ficou nos trend topics do Twitter no Brasil | Imagem: Reprodução

Foi em julho de 2020 que o Ministério da Educação (MEC) anunciou o adiamento das provas do Enem.

Ao todo, serão mais 205 mil salas de aplicação da prova, 60 mil a mais do que na edição de 2019. Ao todo, 5.783.357 inscrições foram confirmadas.

Segundo publicado pelo jornal O Globo, a verba de 178,5 milhões de reais disponibilizada para medidas de proteção, compra de álcool em gel e aluguel de salas não foi usada pelo MEC.

Até o momento, o MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enem, não se manifestaram sobre o assunto.