ENEM

DPU pede adiamento do Enem na Justiça

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 08/01/2021 às 19:00
exame_do_enem_2015 FOTO:

A Defensoria Pública da União (DPU) pediu à Justiça Federal de São Paulo, em tutela de urgência, o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A ação é motivada pelo avanço da pandemia do novo coronavírus no país. O Enem, principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil, tem provas marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro.

Confira o pedido da DPU: defensoria-publica-uniao-adiamento-enem

"Não há maneira segura para a realização de um exame com quase seis milhões de estudantes neste momento, durante o novo pico de casos de covid-19", alega o defensor público João Paulo Dorini, responsável pelo pedido.

O defensor ressalta que não há no governo federal "clareza sobre as providências adotadas para evitar-se a contaminação dos participantes da prova, estudantes e funcionários que a aplicarão".

Adiamento

Da mesma forma, esta semana, a mobilização #AdiaEnem ficou entre os trend topics do Twitter, justificando tanto a condição da pandemia e chamando atenção para a situação de agravamento da desigualdade entre estudantes no país. No entanto, o instituto responsável pelo exame, o Inep, afirmou que as datas do Enem devem ser mantidas.

Até o momento, no entanto, não há um posicionamento oficial do MEC sobre a ação da DPU.