ENEM

Candidatos diagnosticados com Covid-19 podem solicitar reaplicação do Enem

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 12/01/2021 às 20:35
Máscaras serão obrigatórias | Alexandra_Koch/Pixabay
Máscaras serão obrigatórias | Alexandra_Koch/Pixabay FOTO: Máscaras serão obrigatórias | Alexandra_Koch/Pixabay

Candidatos que testarem positivo para a Covid-19 ou forem diagnosticados com outras doenças infectocontagiosas previstas nos editais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 podem solicitar a participação na reaplicação das provas, que ocorrerá em 23 e 24 de fevereiro de 2021.

Segundo explicou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nos casos previstos, a condição deverá ser comunicada, por meio da Página do Participante, antes da aplicação do exame. O Enem 2020 ocorrerá nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital).

Leia também:

> Enem terá regras para evitar contágio pelo novo coronavírus

> Inep: medidas de biossegurança para realização da edição 2020 do Enem

> Matemática do cotidiano e fórmulas básicas: veja dicas para prova do Enem

> GDF e Ministério das Comunicações lançam projeto Maratona Enem

Infectocontagiosas

São doenças infectocontagiosas para fins de solicitação da reaplicação, segundo o edital do Enem: difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e COVID-19.

O Inep destacou que os participantes que apresentarem sintomas na véspera ou no dia da prova não deverão comparecer ao exame, primando pela segurança e pela saúde coletiva.

Em casos como esses, além de registrar o ocorrido na Página do Participante, o inscrito deverá entrar em contato com a Central de Atendimento do Inep (0800 616161) e relatar a condição, com o objetivo de agilizar a análise do laudo pela autarquia. A aprovação ou a reprovação da solicitação deverá ser consultada, também, na Página do Participante.

Documentação

Para a análise da possibilidade de reaplicação, a pessoa deverá inserir, obrigatoriamente, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença. Na documentação, deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento. O documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB.

Ocupação

Também foram estabelecidas regras específicas para reduzir aglomerações durante a aplicação. A ocupação das salas será de, aproximadamente, 50% da capacidade. Os colaboradores do Enem também deverão possibilitar o máximo de ventilação natural e aeração dos ambientes. Além disso, os portões serão abertos às 11h30 (Horário de Brasília), 30 minutos antes do previsto nos editais.