ENEM

Candidatos já podem emitir Declaração de Comparecimento ao Enem

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 15/01/2021 às 17:08
página do participante enem reprodução FOTO:

Candidatos que precisarem de Declaração de Comparecimento ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já podem emitir o documento na Página do Participante. É preciso levar a declaração impressa e apresenta-la ao aplicador para confirmação de sua presença no exame.

É importante lembrar que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não disponibilizará a Declaração de Comparecimento após a aplicação de cada dia de provas. Para o segundo dia de aplicação do exame, 24 de janeiro, o documento ficará disponível para impressão a partir da segunda-feira, 18 de janeiro.

Leia também:

> Enem terá reforço de linhas de ônibus

> Segurança do Enem 2020 em Pernambuco terá câmeras e drones

> “Não há previsão de adiarmos o Enem”, diz presidente do Inep

Horário

Os portões dos locais de aplicação serão abertos mais cedo, às 11h30 (horário de Brasília). Assim, o participante terá até uma hora e 30 minutos para acessar o local de prova. Essa é uma das medidas de segurança adotadas pelo Inep em decorrência da pandemia de COVID-19, para garantir uma aplicação segura para os 5.783.357 inscritos.

Cartão de Confirmação de Inscrição

Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o participante leve o Cartão de Confirmação de Inscrição nos dias de aplicação. O documento contém número de inscrição, data, hora e local do exame e registra que o inscrito deve contar com determinado atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. O documento está disponível na Página do Participante.