ENEM

Segurança do Enem 2020 em Pernambuco terá câmeras e drones

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 15/01/2021 às 12:28
enemportoes FOTO:

O Enem 2020 começa neste domingo, 17, e são esperados 312.871 candidatos em 1.076 locais no estado, espalhados por 83 municípios. Na manhã desta sexta-feira (15), a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) anunciou que 1.520 policiais estão escalados por dia de prova, e que a segurança este ano vai contar com drones e câmeras, que vão monitorar a movimentação nos locais de aplicação e eventuais aglomerações.

Segundo o tenente-coronoel Augusto Vilaça, coordenador da PMPE no Enem, locais com maior concentração de candidatos, como os prédios da Unibra e da Unicap, já está mapeados para o monitoramento por drone. As câmeras de segurança externas das escolas também serão utilizadas. "Além desses sobrevoos, teremos equipes prontas a agir quando for necessário", assegurou.

Entrega das provas

Segundo Vilaça, a saída das provas dos locais de armazenamento para os de aplicação começa às 4h da manhã do domingo e ocorre de forma descentralizada na capital e no sertão. As provas sairão de unidades dos Correios sob escolta policial. Ao todo, em Pernambuco, serão 105 escoltas.

Nesta edição haverá maior número de locais de provas do que na edição 2020, por causa da necessidade de reduzir o número de candidatos por prédio, uma das medidas sanitárias adotadas devido à pandemia. No entanto, a quantidade de policiamento não foi modificada. Vilaça ressaltou que o planejamento do Enem começa desde término do exame anterior, mas os novos protocolos exigiram mudanças.

"A priori, haveria menos locais de provas, mas a pandemia exigiu aumento. Mas isso envolve orçamento, que não se consegue mexer de um dia pro outro. A gente sabe que União, Estados e municípios estão preocupados com vacina, fica complicado ampliar (o efetivo) de uma hora pra outra", justificou, garantindo que o quantitativo garantirá o Enem tranquilo.

Percalços

O tenente-coronel explicou ainda que o esquema de segurança conta a conscientização das pessoas para evitar aglomerações, mas que tudo será monitorado. "Pedimos consciência dos pais, dos candidatos e dos professores", ressaltou.

Esta edição do Enem também conta com centros integrados que vão funcionar no Recife, em Caruaru e em Serra Talhada nos dois dias de provas. Segundo Vilaça, cada unidade contará com representes das entidades envolvidas no esquema do Enem: além da Secretaria de Defesa Social (SDS) e da PMPE, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros, representantes do Inep, do consórcio aplicador das provas e ainda dos Correios, Compesa, Celpe e CTTU.