ENEM

1° dia do Enem: confira o que não pode faltar antes da prova

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 17/01/2021 às 8:00
enem-2018-logo1 FOTO:

É hoje o primeiro dia da edição 2020 da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os portões, este ano, abrem mais cedo, às 11h30. Faça seu último check e chegue cedo ao seu local de prova.

Logo após o término do horário, acompanhe a correção das provas do 1° dia do Enem na TVJC com os professores do Colégio GGE.

Os portões fecham pontualmente às 13h e a prova segue das 13h30 até as 19h. Hoje, o tempo é maior por causa da redação. Também serão aplicadas 45 questões de Ciências Humanas e 45 questões de Linguagens e Códigos.

Primeiramente, lembre-se que é obrigatório o uso de máscara durante todo o tempo da prova. Leve mais de uma e também seu álcool em gel. Candidatos também não podem esquecer:

  • A caneta precisa ser preta, feita com material transparente. Seja previdente e leve mais de uma. Lápis, borrachas e afins não são permitidos;
  • É importante ter água e um lanche leve. A prova é longa, você vai precisar;
  • Cumprimento do horário é fundamental: verifique seu local de prova e saia de casa cedo. Portões fechados são o fim do Enem;
  • Não é obrigatório, mas é bom estar com o Cartão de Confirmação de Inscrição. Imprima-o na Página do Participante. Ele contém informações importantes como número de inscrição, data, hora e local da prova;
  • É obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, com foto. Não vale a cópia, mesmo que autenticada. Precisa ser o original. Veja os documentos válidos;

Leia também:

> Enem terá reforço de linhas de ônibus

> Candidatos já podem emitir Declaração de Comparecimento ao Enem

> Segurança do Enem 2020 em Pernambuco terá câmeras e drones

> Confira instituições de Portugal que aceitam notas do Enem

> Veja o que pode e o que não pode no Enem 2020

> Veja como pedir reaplicação do Enem em caso de infecção por Covid-19

> Redação: recorde os critérios de correção no Enem

Covid-19

Pessoas infectadas pelo novo coronavírus ou que estejam com outras doenças infectocontagiosas previstas nos editais do Enem 2020 podem solicitar a participação na reaplicação das provas, que ocorrerá em 23 e 24 de fevereiro.

Nesses casos, a condição deverá ser comunicada, por meio da Página do Participante, antes da aplicação. São doenças infectocontagiosas para fins de solicitação da reaplicação: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e COVID-19.

Sendo assim, é importante destacar que os participantes que apresentarem sintomas na véspera ou no dia da prova não deverão comparecer ao exame, primando pela segurança e pela saúde coletiva.

Em casos como esses, além de registrar o ocorrido na Página do Participante, o inscrito deverá entrar em contato com a Central de Atendimento do Inep (0800 616161) e relatar a condição, com o objetivo de agilizar a análise do laudo pela autarquia. A aprovação ou a reprovação da solicitação deverá ser consultada, também, na Página do Participante.

Todas as regras valem para o segundo dia de prova, no próximo domingo, 24. Veja dicas para as provas de Matemática, Física e Química.