ENEM

Abstenções no 1° dia do Enem superam 50% dos inscritos; ministro culpa "mídia contra"

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 17/01/2021 às 20:21
Coletiva de Imprensa do Enem 2020 | Foto: Reprodução
Coletiva de Imprensa do Enem 2020 | Foto: Reprodução FOTO: Coletiva de Imprensa do Enem 2020 | Foto: Reprodução

Em coletiva online, o MEC e o Inep divulgaram que as abstenções no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegaram a 51,5% dos inscritos para a edição 2020. Segundo dados preliminares, 2.842.332 inscritos não compareceram aos seus locais de provas. Assim, 2.680.697 estudantes fizeram provas neste domingo (17).

A aplicação regular da versão impressa do Enem continua no próximo domingo (24), com a aplicação das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática.

Leia também:

> Tema da redação segue linha adotada em edições anteriores do Enem

> PMPE: primeiro dia do Enem transcorreu com tranquilidade em Pernambuco

> Mais de 65% dos inscritos no Enem 2020 concluíram o ensino médio em anos anteriores> > Gabaritos do Enem só devem ser divulgados em 27 de janeiro; TVJC traz comentários sobre as provas

O número de faltosos exclui os candidatos residentes no estado do Amazonas e dos municípios de Espigão D'Oeste e Rolim de Moura, no estado de Rondônia, que tiveram a aplicação do Enem suspensa por decisão judicial. Juntas, essas localidades somam 58 municípios e mais de 160 mil candidatos.

"O Enem em meio a uma pandemia é algo vitorioso para não atrasar mais a vida de milhares de estudantes", declarou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, avaliando que o exame foi "um sucesso". Na concepção do ministro, o êxito está relacionado à realização do Enem, apesar do medo de contaminação e de "um trabalho de mídia contrário".

"Em meio a uma crise, conseguimos mobilizar milhões de pessoas em segurança", disse Ribeiro.

Ainda segundo Milton Ribeiro, MEC e Inep não queriam "atrasar muito a vida dos alunos", por isso resistiram aos pedidos e às ações judiciais pelo adiamento do Enem 2020, que seria realizado em novembro passado mas precisou ser remarcado para 2021 por causa da pandemia.

"Estamos lidando com jovens adultos que sabem se proteger. Não são crianças que se abraçam, repartem lanches e tudo mais. Não somos insensíveis, não queríamos prejudicar ainda mais os estudantes e o judiciário do país entendeu que nosso pleito era melhor para a sociedade", declarou o ministro.

Unicap recebeu as provas do Enem 2020 | Foto: Filipe Jordão/JC Imagem

Alunos barrados

Sobre os relatos de alunos que foram barrados em salas de aulas que estariam lotados, casos ocorridos na região Sul do país, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, disse que as situações "serão apuradas". "Foram 11 locais de provas em mais de 14 mil", argumentou, garantindo que nenhum aluno será prejudicado e que todos podem pedir reaplicação das provas do Enem, marcada para os dias 23 e 24 de janeiro. O pedido pode ser feito a partir do dia 25 de janeiro na Página do Participante.

"Avaliamos a aplicação como tranquila do ponto de vista sanitário. Não tivemos locais de provas interditados por questões de saúde", disse Lopes.

Candidatos foram impedidos de entrar em salas que estavam com lotação máxima nas cidades de Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Londrina (PR), Pelotas (RS), Caxias do Sul (RS) e Canoas (RS).

Outros números

Ao todo, o Enem foi aplicado em 1.689 municípios do país, em 14.447 locais e em 201.380 salas. Neste primeiro dia, 2.967 candidatos foram eliminados por casos de porte de equipamento eletrônico que emitiu som durante a prova, saída antes do horário ou descumprimento de orientações dadas pelos fiscais de provas.