ENEM

Candidatos afetados por logística podem pedir reaplicação do Enem 2020

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 19/01/2021 às 17:00
Enem | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Enem | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil FOTO: Enem | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Estudantes que não conseguiram chegar ao primeiro dia de aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 podem solicitar reaplicação. O pedido deve ser feito entre os dias 25 e 29 de janeiro na Página do Participante.

Os casos serão julgados, individualmente, pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Dessa forma, na mesma página, o candidato poderá acessar o resultado do julgamento. O exame será reaplicado pelo Inep em 23 e 24 de fevereiro.

Entretanto, o inscrito deve solicitar apenas a reaplicação das provas que ocorreram no dia em que se sentiu prejudicado. Portanto, cabe ressaltar que o participante deve participar das provas do próximo domingo, 24 de janeiro, caso tenha sofrido com questões logísticas no primeiro dia de aplicação.

Problemas logísticos

De acordo com o edital do Enem 2020, são considerados problemas logísticos para fins de reaplicação fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior.

Assim, entre as situações previstas estão: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), falha no dispositivo eletrônico fornecido ao inscrito que solicitou uso de leitor de tela ou erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador, que tenha, comprovadamente, causado prejuízo ao participante.

Próximo domingo serão aplicadas as provas do segundo dia do Enem 2020. O Enem Digital ocorrerá em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.