ENEM

Abstenções no 2° dia do Enem chegam a 55,3% dos candidatos; confira a prova

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 24/01/2021 às 20:19
Alexandre Lopes, presidente do Inep | Foto: Reprodução
Alexandre Lopes, presidente do Inep | Foto: Reprodução FOTO: Alexandre Lopes, presidente do Inep | Foto: Reprodução

Mais de 55% dos candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) faltaram ao segundo dia de provas, neste domingo (24), em todo país. Em coletiva de Imprensa, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, explicou que os exames transcorreram sem maiores incidentes. Ao todo, 2.470.396 candidatos compareceram aos locais de aplicação.

No domingo passado (17), primeiro dia de aplicações de provas, o Inep já havia dito que candidatos que não tivessem feitos as provas por alguma intercorrência, e fossem pedir reaplicação, comparecessem para realização do segundo dia do exame. No entanto, a abstenção do segundo dia foi ainda maior que a do primeiro, que chegou a 51,5%.

Em Pernambuco, quase 313 mil candidatos faltaram às provas neste domingo. O percentual de abstenções é recorde histórico em todas as edições do Enem.

Segundo o Inep, as provas do Enem foram aplicadas em 1.689 municípios, 14.447 locais de prova e 201.380 salas em todo país. Foram eliminados 1.274 candidatos neste segundo dia por ocorrências como toque de celular, uso de materiais impressos ou descumprimento de normas sanitárias.

Na próxima semana, o Inep aplica as provas da primeira edição do Enem digital em todo o país.

Acesse aqui a prova do Enem aplicada neste segundo dia: Prova azul 2° dia Enem 2020

Leia também:

> Veja comentários de professores do GGE sobre provas do segundo dia do Enem

> Provas do Enem são encerradas em todo país; notas saem em março

> Conheça os programas que utilizam as notas do Enem

> Candidatos afetados por logística podem pedir reaplicação do Enem 2020

> TRI: relembre o sistema de correção do Enem

Foto: Beto DLC/TV Jornal

Alta abstenção

Mesmo diante dos números - que indicam maior número de ausentes que de presentes no Enem 2020 - o presidente do Inep reforçou que a decisão do Ministério da Educação (MEC) em manter a realização do exame foi acertada. Ele citou as mais de 2 milhões de pessoas presentes. "Pergunte a elas se o Enem deveria mesmo ter sido feito. As pessoas que se dispuseram a fazer as provas vão poder concorrer às vagas do Sisu", disse Lopes aos jornalistas.

Na manhã deste domingo, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, acompanhou a chegada de candidatos a locais de aplicação e disse à Imprensa que "para quem está vivendo um momento como esse é compreensível (a abstenção), apesar de não ser justificável".

Questionado sobre a fala do ministro, Lopes disse que ir ou não às provas é "uma decisão individual". No entanto, ponderou que "é uma vitória para o Brasil entregar para seus jovens essa oportunidade", se referindo à aplicação do Exame.

Reaplicação

A partir das 12h desta segunda (25) até o dia 29 de janeiro, candidatos podem fazer solicitação de reaplicação do Enem ao Inep. Os resultados serão publicados no dia 12 de fevereiro.

"Candidatos do estado do Amazonas não precisam pedir reaplicação", reforçou Alexandre Lopes. Até o momento, o Inep recebeu 18.210 pedidos de reaplicação entre os quais 13.716 foram deferidos.