NOTÍCIAS

Edição do Prouni do 1º semestre de 2021 tem prazos prorrogados

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 28/01/2021 às 19:13
prouni FOTO:

Estudantes pré-selecionados na 1ª chamada do Programa Universidade Para Todos (Prouni) têm, agora, até 3 de fevereiro para garantir a bolsa, comprovando as informações cadastradas na inscrição.

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quinta-feira, 28, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital nº 5, que prorroga os prazos do processo seletivo para o 1º semestre de 2021 do programa.do Programa Universidade para Todos (Prouni).  O prazo anterior havia encerrado na última quarta (27).

2ª chamada

Já o resultado da 2ª chamada do Prouni será divulgado no dia 8 de fevereiro, e não mais no dia 1º. Quem for pré-selecionado na 2ª chamada terá prazo de 8 a 24 de fevereiro para comprovar as informações declaradas no ato da inscrição.

O candidato não pré-selecionado em nenhuma das duas chamadas do Prouni ainda pode disputar uma bolsa por meio da lista de espera. O novo prazo para que os inscritos manifestem interesse em participar dessa última etapa de seleção do programa é de 1º a 2 de março. O resultado da lista de espera do Prouni será divulgado no dia 5 de março. O período para comprovar as informações declaradas no ato da inscrição é de 8 a 12 de março para quem for pré-selecionado em lista de espera.

A bolsa do Prouni só estará garantida após a comprovação de que o pré-selecionado atende aos critérios do programa. Portanto, o pré-selecionado em qualquer uma das etapas do processo de seleção do Prouni deve ficar atento aos períodos estabelecidos no novo cronograma para apresentar os documentos exigidos. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará na reprovação do candidato.

Prorrogação

A alteração do cronograma atende à solicitação realizada ao MEC por parte de representantes de instituições de ensino superior e beneficia tanto os estudantes como as instituições de ensino que participam do Prouni, que agora terão mais tempo para organizar os procedimentos e documentos exigidos para a concessão de bolsas do Prouni.

O Prouni é um programa de acesso ao ensino superior, destinado a quem não tem diploma de graduação, que oferece bolsas de estudo integrais, que cobrem a totalidade da mensalidade do curso, e parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade, em instituições privadas de ensino.

Nesta edição, para o 1º semestre de 2021 foram ofertadas bolsas para 13.117 cursos de graduação em 1.031 instituições privadas de ensino superior, localizadas em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. A oferta foi de mais de 162 mil bolsas de estudo. O total de inscrições registradas foi de 599.223. 

Novo cronograma

De 19 de janeiro a 3 de fevereiro - Comprovação de informações dos pré-selecionados na 1ª chamada;

Dia 8 de fevereiro - Resultado da 2ª chamada;

De 8 a 24 de fevereiro - Comprovação de informações dos pré-selecionados na 2ª chamada;

Dias 1º e 2 de março - Inscrição na lista de espera;

Dia 5 de março - Resultado da lista de espera; e

De 8 a 12 de março - Comprovação da documentação por parte dos candidatos pré-selecionados por meio da lista de espera.