ENEM

Inep muda gabaritos de questões do Enem 2020

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 28/01/2021 às 19:00
Enem 2020, prova azul, primeiro dia | Imagem: Reprodução
Enem 2020, prova azul, primeiro dia | Imagem: Reprodução FOTO: Enem 2020, prova azul, primeiro dia | Imagem: Reprodução

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou modificações no gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Candidatos podem conferir como ficou o gabarito oficial do Enem 2020.

O Inep justificou que houve uma "inconsistência" e que "uma modificação feita no gabarito após o retorno das provas para o Inep não foi salva no banco de dados". "Em função disso, a área técnica providenciou uma revisão no material", disse, em nota.

Racismo

No entanto, estudantes e professores apontaram que as respostas gabaritadas anteriormente eram de cunho racista. Uma, na prova de Inglês, trazia um trecho do livro "Americanah", de Chimamanda Ngozi Adichie. Trata-se de um diálogo entre duas personagens negras, cabeleireira e cliente, em que esta diz não querer alisar os cabelos por querer mantê-los "do jeito que Deus os fez".

Nas alternativas, o gabarito anterior apontava como correta a letra D, que relaciona a atitude da personagem a uma "postura de imaturidade". O novo gabarito traz a alternativa C como correta, considerando a fala da personagem como "uma atitude de resistência".

Racismo 2

Outra questão que teve gabarito alterado trazia um texto sobre um software usado na realização de um processo seletivo em uma faculdade britânica de medicina. Segundo o texto, ao digitar nomes comuns entre negros no Google, a chance de os anúncios automáticos oferecerem checagem de antecedentes criminais poderia aumentar 25%.

No primeiro gabarito divulgado pelo Inep, a alternativa correta seria "linguagem" (letra C). Na versão corrigida, a resposta passou a ser a letra D, que traz "preconceito" como alternativa correta.