ENEM

Com portões fechados, Enem digital começa primeiro dia de aplicação de provas

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 31/01/2021 às 13:01
Portões fechados no primeiro dia de provas do Enem Digital | Foto: Pedro Oliveira/JC360
Portões fechados no primeiro dia de provas do Enem Digital | Foto: Pedro Oliveira/JC360 FOTO: Portões fechados no primeiro dia de provas do Enem Digital | Foto: Pedro Oliveira/JC360

Com informações de Pedro Oliveira, do JC360

Os candidatos que optaram pela versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 realizam, neste domingo (31), o primeiro dia de provas em 104 cidades do país. Na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no Recife - um dos locais de aplicação com maior números de inscritos no Estado -, a movimentação foi de pouco fluxo de estudantes na estrada dos portões, que fecharam pontualmente às 13h. As provas terão início às 13h30 e seguem até 19h.

Para evitar imprevistos, o estudante Lucas da Silva, de 18 anos, chegou por volta do meio-dia. Antenado nas questões ambientais, ele afirma que decidiu fazer a versão digital do exame para poupar a derrubada de árvores e para preservar o meio ambiente. “Já conclui o Ensino Médio e estou fazendo o Enem este ano mais por experiência. Decidi pela versão digital porque evita derrubada de árvores e também porque tenho facilidade com o computador”.

Lucas, 18, optou pela versão digital do Enem | Foto: Pedro Oliveira/JC360

Apesar da abstenção histórica do exame nos dois primeiros dias da versão impressa, realizada nos últimos dias 17 e 24, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) espera que os 93 mil inscritos na versão piloto das provas comparecem aos locais de aplicação.

Raul Marques é um dos 3 mil candidatos no Estado que também optou pela novidade do exame deste ano. Morador do bairro de Marcos Freire, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, ele também decidiu chegar antecipadamente. “Como moro longe, preferi sair mais cedo, às 9h, para chegar mais tranquilo. Ano passado fui aprovado no curso de oceanografia na UFPE, mas quero tentar novamente este ano para ver se consigo entrar em outro curso porque não me identifiquei”, disse o estudante que ainda não tem escolha de graduação definida.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, A primeira aplicação da versão digital requer atenção redobrada dos participantes, que terão de lidar com um novo sistema de provas.

Ao acessar o sistema, o participante deve ler e conferir todas as informações no botão “Instruções da prova”. Após autorização do chefe de sala, deverá inserir, utilizando o teclado virtual, acionado pelo mouse, a chave de acesso que estará impressa na folha de rascunho personalizada.

Carolina avalia que pandemia atrapalhou desempenho do filho | Foto: Pedro Oliveira/JC360

Impactos da pandemia

Carolina Conegundes, 41 anos, fez questão de acompanhar o filho Lucas, 18 anos, neste primeiro dia de provas. Ela acredita que a pandemia da Covid-19 deve influenciar a desenvoltura do filho durante o exame. “Este foi um ano muito complicado para todos os estudantes. Como Lucas tem hiperplasia renal e se enquadra no grupo de risco, acho que isso pode mexer um pouco mais com ele já que ele precisou se resguardar em casa mesmo com a volta as aulas”.

A versão digital do Enem será aplicada em computadores, de forma presencial, nos locais de prova determinados pelo Inep. O candidato terá, neste primeiro dia, 5h30 para solucionar as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas. No próximo domingo, será a vez das provas de Ciências da Natureza e Matemática