ENEM

Enem digital registra 68,1% de abstenções no 1° dia de provas

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 31/01/2021 às 20:29
Inep Coletiva de Imprensa Enem Digital 2020 | Foto: Reprodução
Inep Coletiva de Imprensa Enem Digital 2020 | Foto: Reprodução FOTO: Inep Coletiva de Imprensa Enem Digital 2020 | Foto: Reprodução

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 bateu mais um recorde histórico de abstenções: segundo o Inep, 68,1% dos 93.079 candidatos inscritos na versão digital faltaram ao primeiro dia de aplicações em todo país. Ou seja, 34.590 estudantes fizeram a prova nesta domingo (31).

Em Pernambuco, o Enem Digital foi aplicado em três municípios, 53 locais de provas e 134 laboratórios. Aqui no estado, dos 2.700 candidatos inscritos, 63,9% (1.604) faltaram à prova; 36,1% (1.096) estiveram presentes. Candidatos aptos da versão digital concorrem às vagas de universidades públicas federais em todo país, assim como aqueles que prestaram as provas regulares do exame.

O número nacional de faltosos exclui os candidatos de Manaus (AM), onde o Enem foi cancelado e será reaplicado em fevereiro, e os inscritos que fariam provas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), em Macapá.

No próximo domingo (7), o Inep aplica o 2° dia do Enem Digital. Desta vez, os candidatos farão provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A duração total será de 5h.

Leia também:

> Inep disponibiliza provas do 1° dia do Enem Digital

> Enem Digital: questões são analisadas por professores na TV Brasil

> Candidatos deixam locais de prova e falam sobre o piloto do Enem Digital

1° dia

Neste domingo, os candidatos fizeram a redação (cujo tema foi desigualdades regionais) e as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Ao todo, 5h30 de provas.

"Hoje começamos a escrever uma nova história do Enem", reforçou o presidente do Inep, Alexandre Lopes, sobre a aplicação piloto da versão digital. O Instituto espera que o Enem seja totalmente digitalizado até 2026.

Para Lopes, a maior vantagem da versão digital é no ponto de vista pedagógico, que traria questões melhores e se beneficiaria dos pontos positivos da tecnologia. "O segundo aspecto (positivo) é logística de aplicação. A gente sai de um formato anual, com dois finais de semana, e pode oferecer Enem ao longo do ano, desde que tenhamos infraestrutura para isso".

O Enem Digital, reforçou o presidente do Inep, serve de balizador para que outras avaliações aplicadas pelo instituto avancem para suas versões digitais.