ENEM

Inep realiza hoje primeiro dia do Enem Digital

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 31/01/2021 às 9:00
Enem Digital | Foto: bschut/Pixabay
Enem Digital | Foto: bschut/Pixabay FOTO: Enem Digital | Foto: bschut/Pixabay

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) espera, neste domingo (31), os 93 mil inscritos, em 104 cidades do país, na realização do piloto da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A prova será aplicada em todo o país, exceto no estado do Amazonas (onde a justiça determinou suspensão do Exame por causa da crise na saúde causada pela pandemia da Covid-19).

No Amapá também não haverá aplicação do Enem Digital na capital devido à interdição do prédio do Instituto Federal do estado pela Defesa Civil em Macapá.

A versão digital do Enem será aplicada em computadores, de forma presencial, nos locais de prova determinados pelo Inep. O candidato terá, neste primeiro dia, 5h30 para concluir as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas. É preciso levar caneta de tinta preta feita em material transparente para realização da redação, que será manuscrita.

Quanto à prova de língua estrangeira, o participante deverá responder somente às questões referentes ao idioma que escolheu (inglês ou espanhol) na inscrição. Os gabaritos do Enem digital 2020 deverão ser divulgados entre os dias 8 e 10 de fevereiro.

Fechamento dos portões

Hoje, os portões serão abertos às 11h30 e fechados às 13h, horário de Brasília. Candidatos atrasados não poderão acessar os locais de prova se chegarem atrasados. A prova começa pontualmente às 13h30, segundo o Inep. Na versão digital, as questões objetivas serão respondidas no sistema da prova, no computador. Às 19h, encerra o horário para entrega das provas.

O que levar

Para fazer as provas do Enem Digital, o candidato precisa levar um documento oficial com foto, caneta de tinta preta e feita em material transparente, pelo menos duas máscaras (que terá uso obrigatório), além de água e lanche.

O Cartão de Confirmação de Inscrição não é de porte obrigatório, mas o Inep recomenda que os candidatos imprimam e levem esse documento. Ele contém informações importantes, como local, dia e hora da realização da prova e número de inscrição.

Leia também:

> Enem digital deverá mudar preparo para provas, dizem professores

> Carteira de Estudante 2021 já pode ser solicitada por alunos da Região Metropolitana do Recife

> Enem digital será presencial e candidato deve levar caneta preta

> Redação do Enem digital será manuscrita; 1° dia de provas acontece neste domingo