ENEM

Termina o 1° dia do Enem Digital

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 31/01/2021 às 19:02
Enem Digital | Foto: Divulgação
Enem Digital | Foto: Divulgação FOTO: Enem Digital | Foto: Divulgação

Encerrou, às 19h, o primeiro dia de aplicação da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 em 104 cidades do país. No próximo domingo (7), será aplicadas as provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Deste dia, o horário termina às 18h30.

Esta está sendo a edição piloto do Enem Digital, uma vez que é  primeira vez que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) oferece o formato digital. Ao todo, 96.086 pessoas optaram pela participação na aplicação-piloto, cuja oferta era de 101.100 vagas.

No estado do Amazonas, as provas já haviam sido canceladas; sexta-feira (29), o Inep adiou também a aplicação da capital do Amapá, Macapá.

Leia também:

> Inep disponibiliza provas do 1° dia do Enem Digital

> Enem Digital: questões são analisadas por professores na TV Brasil

> Candidatos deixam locais de prova e falam sobre o piloto do Enem Digital

> UPE: Gabaritos das provas do SSA 1 e 2 serão divulgados nesta segunda (1)

Reaplicação

O participante afetado por problemas logísticos durante a prova poderá solicitar a reaplicação do exame entre 8 e 12 de fevereiro. Os casos serão julgados, individualmente, pelo Inep. São considerados problemas logísticos, que dão direito à reaplicação, fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior: desastres naturais, falta de energia elétrica, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador que incorra em comprovado prejuízo ao participante.

Quem teve sintomas ou diagnóstico de COVID-19 às vésperas da aplicação e puder comprovar a situação com resultados de exames ou laudo médico também pode solicitar a reaplicação nessa data. Já quem tiver sintomas ou diagnóstico na semana anterior à segunda prova, agendada para 7 de fevereiro, deve comunicar o Inep, por meio da Página do Participante, entre 1º e 6 de fevereiro, até 12h. A regra vale para as doenças infectocontagiosas previstas em edital.