NOTÍCIAS

Veja questão anulada pelo Inep no Enem Digital

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 08/02/2021 às 13:15
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem FOTO: Foto: Filipe Jordão/JC Imagem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, nesta segunda (8), que uma questão da prova de Matemática e suas Tecnologias foi anulada na versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Trata-se da questão 140 do Caderno 5 (Amarelo); questão 148 do Caderno 6 (Cinza); questão 157 do Caderno 7 (Azul); e questão 165 do Caderno 8 (Rosa). O Inep identificou que a referida questão, que apresenta um gráfico cartesiano com a trajetória de um robô, fez parte da edição de 2009 do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL)/Reaplicação.

TRI

O cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade, além das características (parâmetros de complexidade) de cada item. Por isso, a anulação de uma questão, ou mesmo a aplicação de provas com itens diferentes, não compromete o processo de estimação da nota dos participantes.