SISU

Inscrições para o Sisu serão de 6 a 9 de abril

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 11/02/2021 às 6:00
Sisu - Sistema de Seleção Uniificado
Sisu - Sistema de Seleção Uniificado FOTO: Sisu - Sistema de Seleção Uniificado

Agência Brasil - As inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em seu primeiro semestre, ocorrerão de 6 a 9 de abril. O resultado será divulgado em 13 de abril, segundo informações do Ministério da Educação (MEC). As inscrições serão feitas pela página do Sisu na internet.

Os selecionados terão de 14 a 19 de abril para efetuar a matrícula ou o registro acadêmico na instituição de ensino para a qual o candidato tenha sido selecionado. Quem não for selecionado na chamada única do Sisu poderá disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. O prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera será de 13 a 19 de abril.

Para participar do Sisu, o estudante deverá ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2020, obtido nota superior a zero na prova de redação, e não pode ter participado do Enem na condição de treineiro.

Leia também:

> Segundo dia do Enem Digital transcorre com pouca movimentação em locais de provas

> Inep disponibiliza provas do 1° dia do Enem Digital

> Inep muda gabaritos de questões do Enem 2020

> Enem Digital: veja detalhes do novo formato do exame que começa neste domingo, 31

> Conheça os programas que utilizam as notas do Enem

> TRI: relembre o sistema de correção do Enem

Sendo assim, o Sisu é o programa do MEC para acesso de brasileiros a cursos de graduação em universidades públicas do país. As vagas são abertas semestralmente, por meio de um sistema informatizado, e para participar é preciso ter garantido um bom desempenho nas provas do Enem e não ter zerado a redação.

Além do Sisu, as notas do Enem podem ser usadas para acessar o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que facilita o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior.