PARTICULARES

Radiologia e Estética: graduações abrangentes e atentas às demandas do mercado

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 15/02/2021 às 8:30
Curso de Estética da Unit Pernambuco | Foto: Luisi Marques/Reprodução
Curso de Estética da Unit Pernambuco | Foto: Luisi Marques/Reprodução FOTO: Curso de Estética da Unit Pernambuco | Foto: Luisi Marques/Reprodução

A oferta de graduações deve ser pensada para atender às demandas do mercado. No mesmo sentido, grades curriculares, formação da equipe de docentes e estrutura da instituição de ensino superior também precisam estar alinhadas de forma coerente. Afinal, a escolha de uma universidade precisa ser certeira e trazer resultados: colocação no mercado, assertividade profissional e remunerações convidativas.

No leque ofertado pelo Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), Radiologia e Estética são excelentes formações para quem deseja se tornar um profissional preparado para mercados em ascensão. O primeiro é estratégico: Recife é um dos polos médicos mais relevantes do País, além de contar com uma cadeia produtiva apta a absorver o tecnólogo em Radiologia. O segundo está de olho na busca pelo bem-estar, oferece ampla capacitação em técnicas não-invasivas e forma um esteticista completo.

Curso de Radiologista da Unit Pernambuco forma profissionais em três anos | Foto: Reprodução

Radiologista, profissional versátil

Coordenador do curso de Tecnólogo em Radiologia, o professor Carlos Eduardo Oliveira conhece bem o mercado e diz que o profissional dessa área tem uma infinidade de campos de atuação. Segundo ele, hospitais são os principais locais de trabalho, mas radiologistas também são demandados em setores industriais - em Pernambuco, há demandas em atividades navais, alimentícias e de bebidas, entre outras.

“Muitas pessoas me perguntam sobre o porquê de investir no curso. Além dos campos de atuação, cito a carga horária e a remuneração. Hoje, o tecnólogo em radiologia trabalha 24 horas semanais (por local de trabalho) e tem um salário interessante com adicional de insalubridade”, argumenta Oliveira.

No entanto, esse mercado aparentemente tão generoso exige profissionais bem qualificados - aptos a contribuírem para diagnósticos precisos. A preparação desses radiologistas, reforça o coordenador, é “fator preponderante para a contratação”. “Nossa grade foi pensada para responder à pergunta: ‘do que o tecnólogo da Unit Pernambuco precisa para ser contratado?’”.

Em resposta, Carlos Eduardo Oliveira diz que o curso da Unit se relaciona muito com a realidade da região, oferecendo oportunidades de estágios, eventos e congressos que dão base a essa formação. “Dentro de nossos diferenciais, há locais de estágio que outros cursos não oferecem na área hospitalar, convênios com hospitais públicos e com o Departamento de Energia Nuclear (da Universidade Federal de Pernambuco), tanto para estágio quanto para mestrado e doutorado. Além disso, na nossa clínica odontológica, temos um raio-x odontológico panorâmico que atende à população e é usado nas aulas de radiologia digital e no estágio. Desconheço outro curso de radiologia que tenha equipamento semelhante”, enfatiza.

Estética é saúde

Um aspirante a esteticista pode chegar ao curso da Unit Pernambuco com uma ideia fixa, buscando se firmar como podólogo, massagista, maquiador. No entanto, o curso dura dois anos e meio, tempo suficiente para que ele perceba que a Estética é uma área vasta, cheia de possibilidades e que não abre mão do olhar voltado à saúde de quem se submete a qualquer tipo de procedimento. É por isso que, no ciclo básico, o futuro profissional vai ter disciplinas da área de Saúde, como anatomia e fisiologia, aprimorando o conhecimento e garantindo a segurança e o bem-estar do cliente.

“Facial, corporal, terapias alternativas, massoterapia, visagismo, design de sobrancelha, micropigmentação, SPA tradicional ou urbano, que olha para o aumento da ansiedade e do estresse”, enumera a coordenadora do curso de Estética da Unit-PE, Ivanacha Carneiro, a respeito da abrangência encontrada na graduação.

Mas a formação não termina aí. Com o curso concluído, o agora esteticista já está apto a atuar como generalista, como também pode continuar sua capacitação na própria Unit, que oferece pós-graduações em Facial e Corporal, além da de Tricologia (terapia capilar).