PARTICULARES

Unit-PE e Porto Digital ampliam parceria com oferta de quatro pós-graduações

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 18/02/2021 às 11:24
Porto Digital | Foto: Reprodução/Luisi Marques/JC360
Porto Digital | Foto: Reprodução/Luisi Marques/JC360 FOTO: Porto Digital | Foto: Reprodução/Luisi Marques/JC360

Instituições de ensino eficientes precisam estar de ouvidos e olhos voltados às demandas do mercado de trabalho. Não se trata apenas de suprir necessidade de vagas, mas de buscar meios e ferramentas para oferecer aos alunos formações assertivas, competitivas e apoiar a conquista de espaços profissionais.

Em parceria com o Porto Digital - um dos polos tecnológicos mais relevantes do país, conhecido mundialmente por sua capacidade inovativa - o Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco) criou quatro cursos de pós-graduação que têm um objetivo amplo: reduzir o persistente abismo entre a academia e as necessidades do mercado.

“O cenário atual do setor de tecnologia tem déficits quantitativos e qualitativos de pessoas”, diz a superintendente de Pessoas do Porto Digital, Marcela Valença. Ela afirma que existe uma lacuna entre a formação de profissionais e as necessidades do mercado e que a parceria com instituições de ensino é essencial para atender a um setor como o de tecnologia, em plena e constante expansão.

Sendo assim, com as ofertas de cursos  - Desenvolvimento de Aplicação Web, Desenvolvimento de Aplicação Mobile, Gestão Ágil de Projetos de Software e Design e Interação de Artefatos Digitais - está firmada uma parceria inteligente entre as instituições para formação de mão de obra. Aliás, mais que isso: para buscar soluções que possam reduzir o déficit de profissionais gabaritados. Afinal, são em torno de 1.500 vagas a serem preenchidas.

“Esses cursos trazem como diferenciais, além da qualidade da Unit Pernambuco, as competências para atender ao mercado como ele exige. Destaco a residência de software, uma experiência de imersão em projetos reais com resolução de questões reais”, descreve o coordenador dos cursos de pós-graduação da Unit-PE, Gleudson Junior.

Para Marcela, o formato é extremamente proveitoso e permite que estudantes e profissionais em pós-graduação possam se familiarizar com os desafios das empresas embarcadas e aprender com quem já conhece esse mercado.

A atual parceria entre Unit Pernambuco e Porto Digital é uma ampliação daquela firmada em 2019, quando havia, no mercado do estado, em torno de 1.500 vagas abertas. Segundo Marcela Valença, a oferta de cursos de graduação forma profissionais da “base da pirâmide”, aptos a ocupar vagas de juniores. Já as pós-graduações ampliam possibilidades dos dois lados: abrem caminhos para que profissionais já formados possam ver oportunidades no mercado de tecnologia, assim como oferecem a mão de obra capacitada das quais as empresas precisam para ocupar cargos estratégicos de plenos e seniores.

Leia também:

> Radiologia e Estética: graduações abrangentes e atentas às demandas do mercado

> Parceria potencializa acesso de alunos da Unit-PE ao mercado de trabalho

> Dicas para redação do Enem são tema de aulão gratuito com Fernanda Bérgamo