ENEM

Enem PPL: 78 jovens da Funase farão provas a partir desta terça

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 22/02/2021 às 13:33
2_Enem FOTO:

Em Pernambuco, 78 socioeducandos estão inscrito para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). A aplicação será nesta terça (23) e quarta (24).

A edição 2020 da prova, não realizada no ano passado por conta da pandemia, acontecerá em nove das 11 unidades de internação e em sete das oito Casas de Semiliberdade (Casem) administradas pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). O exame também será feito por reeducandos do sistema prisional e por estudantes que solicitaram a reaplicação das provas devido a problemas logísticos ou por terem apresentado sintomas da Covid-19 em janeiro, quando houve a edição regular do Enem 2020.

Leia também:

> Inep disponibiliza provas do 1° dia do Enem Digital

> Inep muda gabaritos de questões do Enem 2020

> Conheça os programas que utilizam as notas do Enem

> TRI: relembre o sistema de correção do Enem

Funase

Entre os internos da Funase, 47 farão a prova. O maior número está no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, que teve 14 inscritos. A aplicação das provas ocorrerá em salas de aulas de dentro da unidade, com garantia de sigilo e segurança. Já no regime de semiliberdade, houve 31 jovens inscritos, sendo o maior quantitativo composto por adolescentes em atendimento na Casa de Semiliberdade (Casem) Harmonia, no Recife. Ainda haverá participantes em unidades da Funase em Timbaúba, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina.

“Tivemos recordes de participações no Enem, no Supletivo e no Encceja em 2018 e em 2019. Em 2020, com a redução no número de adolescentes e jovens atendidos na Funase, houve uma queda no quantitativo de inscritos no Enem. Mas, mesmo com atividades remotas na parte educacional, buscou-se assegurar a condição mínima para que os estudantes em idade de concluir o Ensino Médio ou os que desejam participar como treineiros pudessem ter essa oportunidade”, avalia a presidente da Funase, Nadja Alencar.

Provas

No primeiro dia de provas, os estudantes terão cinco horas e meia para escrever o texto e resolver as 90 questões. Já na quarta-feira, serão cinco horas de provas, com mais 90 questões de Matemática e de Ciências da Natureza. O início das provas será às 13h30.