ENEM

"Empatia nas relações sociais" é tema da redação na reaplicação do Enem 2020

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 23/02/2021 às 15:16
Bobby Fabisak / JC Imagem
Bobby Fabisak / JC Imagem FOTO: Bobby Fabisak / JC Imagem

Candidatos que fazem, na tarde desta terça-feira (23), a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 estão escrevendo redação cujo tema é “A falta de empatia nas relações sociais no Brasil”.

O tema da redação é o mesmo para os inscritos do Amazonas e dos municípios de Espigão D’Oeste e Rolim de Moura, em Rondônia, onde o Enem 2020 é aplicado pela primeira vez neste ano, em virtude de decretos locais relacionados ao combate à pandemia de COVID-19. Da mesma forma, o tema foi aplicado aos adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

Regras

O texto dissertativo-argumentativo precisa ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista. A opinião do autor deve estar fundamentada com explicações e argumentos.

Nesse sentido, na redação, o participante deverá dissertar sobre o assunto proposto, descrevendo-o e explicando-o. Além disso, é necessário defender a opinião colocada na construção textual, com o objetivo de convencer o leitor com base em argumentos. A redação deve ter, no máximo, 30 linhas e o texto deverá ser desenvolvido a partir da situação-problema apresentada e dos subsídios oferecidos pelos textos motivadores.

Leia também:

> Gabaritos do Enem só devem ser divulgados em 27 de janeiro; TVJC traz comentários sobre as provas

Correção

As redações do Enem são avaliadas de acordo com cinco competências. Os critérios de correção estão detalhados na Cartilha do Participante. A nota pode chegar a 1000 pontos, mas há critérios que conferem nota zero.

Na cartilha estão as razões que podem zerar a nota, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Enem

Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. O Inep aplicou o Enem 2020 nos dias 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital).