Patrocinada

Prática bem fundamentada chama a atenção para alunos de Direito e de Análise de Sistemas da Unit-PE

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 25/02/2021 às 8:00
Curso de ADS da Unit Pernambuco é pensado em parceira com o Porto Digital | Foto: Luisi Marques/JC360/Reprodução
Curso de ADS da Unit Pernambuco é pensado em parceira com o Porto Digital | Foto: Luisi Marques/JC360/Reprodução FOTO: Curso de ADS da Unit Pernambuco é pensado em parceira com o Porto Digital | Foto: Luisi Marques/JC360/Reprodução

Um bom curso superior precisa aliar o conhecimento teórico ao prático, equilibrando sólidos fundamentos com o processo de aprendizagem. O resultado deve ser a formação de um novo profissional, capaz de tomar decisões e ir além. A metodologia ativa não é uma novidade, mas a cada dia se consolida como uma forma proveitosa de dominar conteúdos e aplicá-los.

Um curso de Direito, por exemplo, não se limita às extensas leituras e tem muito a se beneficiar da prática. É o que acontece no Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), onde a metodologia ativa guia o processo de aprendizado e os alunos contam com um Núcleo de Prática Jurídica e parcerias firmadas com instituições como o Procon, o Ministério Público e a Defensoria Pública de Pernambuco.

Martha Guaraná, coordenadora do curso de Direito da Unit Pernambuco | Foto: Jailton Jr/JC360

“A Unit dá toda condição do aluno ser formado, desde o início, atrelando a teoria da sala de aula com a prática”, diz a coordenadora do curso, Martha Guaraná. Ela destaca que os discentes têm acesso ao atendimento a pessoas hipossuficientes, compreendendo cada caso e aprendendo a colocar direitos em prática. “Através dessas atividades, os alunos aprendem a fazer triagem, recebem a população e fazem encaminhamentos para que se dirija ao convênio que melhor atende a parte”, detalha Martha. Além de apoiar o aprendizado, as práticas oportunizadas pela Unit e seus convênios também tornam os futuros profissionais visíveis para o mercado de trabalho.

A estrutura que a Unit Pernambuco oferece também foi destacada pela coordenadora. São equipamentos e sistemas tecnológicos que permitem que o professor possa ministrar aulas mais dinâmicas. “Temos a sala do Google for Education, com Chromebook, que contribui para a metodologia ativa. Além disso, temos a sala do júri, que utilizamos para atividades simuladas nos mais diversos campos do Direito, principalmente na área penal”.

Pés na academia, olhos no mercado

“O curso já nasceu diferente, inovador na sua raiz. Até pelo objetivo pelo qual surgiu:  especificamente atender a essa latente necessidade de mão de obra que existe no ecossistema tecnológico”, explica o coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Unit Pernambuco, Gleudson Júnior.

Pensado para atender ao mercado, o curso de ADS da Unit segue os preceitos acadêmicos, mas de olhos bem atentos e com o aval de empresas e instituições consolidadas. A graduação forma, com excelência, desenvolvedores de software juniores, a base dessa pirâmide, mão de obra mais procurada pelas empresas do Porto Digital - o maior polo de tecnologia e inovação do País, localizado no Recife. A posição representa em torno de 80% das vagas dentro do ecossistema. “Eles acessam as empresas e, ali, alavancam suas carreiras”, acrescenta o coordenador.

Gleudson Júnior, coordenador do curso de ADS da Unit: instituição forma desenvolvedores de excelência | Foto: Jaílton Jr/JC360

Gleudson Júnior explica que os diferenciais da graduação em ADS da Unit começam pelos componentes curriculares. “Nossa matriz curricular passa pelo âmbito acadêmico e é avaliada e aprovada pelo mercado, por profissionais do Porto Digital. Já incluímos inglês para computação em toda a grade”, detalha. Além disso, continua o coordenador, o corpo docente do curso é totalmente formado por professores atuantes no mercado. “Somos um curso superior tecnológico, temos que ser ágeis, precisamos que os professores contribuam para o ingresso dos alunos na vida profissional”.

A “cereja do bolo”, argumenta Gleudson Júnior, é o Programa de Residência de Software, uma oportunidade de imersão para alunos e alunas da Unit nas empresas do Porto Digital. “Com esse programa, eles têm experiência real de mercado, dentro dos componentes curriculares, emulando o que existe na rotina das empresas. O programa acelera a empregabilidade”, resume.