NOTÍCIAS

Inep divulga gabaritos da reaplicação do Enem 2020

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 01/03/2021 às 22:17
Estudantes de todo Brasil fazem o segundo dia de prova do Enem  2020 (Exame Nacional do Ensino Médio)
Estudantes de todo Brasil fazem o segundo dia de prova do Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio) FOTO: Estudantes de todo Brasil fazem o segundo dia de prova do Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio)

Candidatos que fizeram a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 23 e 24 de fevereiro, podem conferir o gabarito das provas. O material está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os participantes devem ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor e ao número da prova realizada. Os resultados do Enem 2020 serão publicados no dia 29 de março.

Fizeram a reaplicação das provas os candidatos que perderam a aplicação regular do Enem em decorrência da pandemia. Da mesma forma, os participantes do Amazonas e dos municípios de Espigão D’Oeste e Rolim de Moura, ambos de Rondônia, que participaram da aplicação pela primeira vez devido a decretos locais de prevenção a COVID-19, na época da aplicação regular do exame. Adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade também fizeram as provas.

No primeiro dia, os participantes fizeram provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, assim como de ciências humanas e suas tecnologias, além da redação, que teve como tema “A falta de empatia nas relações sociais no Brasil”. Já no segundo dia, foram resolvidas questões de ciências da natureza e suas tecnologias, bem como de matemática e suas tecnologias.

Anulada

Uma questão da prova de ciências da natureza e suas tecnologias foi anulada. A anulação de um item não compromete o processo de estimação da nota das participantes. Isso porque o cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade, e ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item.

O número correspondente da questão anulada varia em função do tipo de caderno, assim:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 

Caderno 5 – Amarelo – Reaplicação/PPL – Questão 135

Caderno 6 – Cinza – Reaplicação/PPL – Questão 107

Caderno 7 – Azul – Reaplicação/PPL – Questão 96

Caderno 8 – Rosa – Reaplicação/PPL – Questão 133

Caderno 8 – Rosa (Ampliada) – Reaplicação/PPL – Questão 133

Caderno 8 – Rosa (Superampliada) – Reaplicação/PPL – Questão 133

Caderno 11 – Laranja (braile e ledor) – Reaplicação/PPL – Questão 133

Reaplicação

Direcionada ao participante que teve problemas logísticos no dia da aplicação regular do exame, a reaplicação também é direcionada para aqueles que apresentaram sintomas ou diagnóstico de doenças infectocontagiosas na véspera ou no dia da prova, conforme previsto em edital.

Enem PPL

O exame é aplicado desde 2010 pelo Inep, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. As provas do Enem PPL ocorrem em dias úteis e têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A diferença é a aplicação, que acontece dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação.

Enem

Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.