PARTICULARES

Instituição de ensino bem estruturada facilita entrada de universitários no mercado

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 09/03/2021 às 10:00
Mercado de trabalho | Imagem: Gerd Altman/ Pixabay
Mercado de trabalho | Imagem: Gerd Altman/ Pixabay FOTO: Mercado de trabalho | Imagem: Gerd Altman/ Pixabay

Qual o compromisso que a instituição de ensino superior (IES) onde você estuda tem com a sua empregabilidade? Mesmo durante o curso, você vê preocupação com seus estágios e com a sua preparação para ir bem em entrevistas de emprego? Se suas respostas forem negativas, saiba que a parceria com sua universidade é de extrema importância no sucesso do seu processo, para o currículo que você está construindo.

Algumas instituições contam com departamentos exclusivamente dedicados a essa questão, pois sabem que futuros profissionais inseridos no mercado ainda na graduação têm maiores e melhores chances de se formarem empregados. Um bom exemplo é o Unit Carreiras, setor do Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco) dedicado exclusivamente a esse fim, em todas as fases do processo: da identificação da oportunidade até a efetiva contratação, acompanhando os resultados dos alunos em cada etapa.

Leia também:

> MEC anuncia regras para o Fies do segundo semestre de 2021

> Ensino híbrido veio para ficar – e se adaptar

> Parceria potencializa acesso de alunos da Unit-PE ao mercado de trabalho

> Com teoria e prática afiadas, Odontologia e Fisioterapia oferecem caminhos múltiplos

> Unit-PE e Porto Digital ampliam parceria com oferta de quatro pós-graduações

> Radiologia e Estética: graduações abrangentes e atentas às demandas do mercado

> Metodologia ativa constrói conhecimento sólido para alunos de Medicina

“Além de buscarmos estreitar o relacionamento com o mercado de trabalho através de parcerias estratégicas, também compreendemos a importância do preparo e da qualificação dos alunos. Por isso, investimos no desenvolvimento profissional visando o autoconhecimento e o planejamento de carreira, trazendo conteúdos sobre liderança, análise comportamental e temas que possam surgir a partir de uma demanda trazida pelos alunos ou empresas”, explica a psicóloga e analista de Desenvolvimento da Unit Pernambuco, Wanessa Oliveira.

Ela cita que o planejamento é pensado para ir além da participação eficiente em processos seletivos, abordando também aspectos como empreendedorismo. “Disponibilizamos o Carreiras Virtual, com oficinas semanais sobre temas que envolvem a carreira, inclusive Planejamento Financeiro, por exemplo”, pontua.

Autoconhecimento do aluno, planejamento profissional, parcerias com o mercado: Wanessa Oliveira destaca os vários focos do Unit Carreiras | Foto: Luisi Marques/JC360 Autoconhecimento do aluno, planejamento profissional, parcerias com o mercado: Wanessa Oliveira destaca os vários focos do Unit Carreiras | Foto: Luisi Marques/JC360

Apto à seleção

Quanto mais o candidato sabe o que a empresa demanda e como se comportar para atender a essas expectativas, mais sucesso terá em processos seletivos. Afinal, reforça Wanessa, “recrutamento e seleção são muito mais amplos do que recebimento de currículo e entrevista”.

Esse verdadeiro processo faz uso de ferramentas como entrevista, provas situacionais, dinâmicas de grupo e testes psicológicos. “A tecnologia também tem gerado um grande impacto e auxiliado as empresas nos processos de identificação do perfil dos candidatos, por isso deve-se estar ciente da importância ao realizar testes online de avaliação comportamental e ao participar de games durante a seleção, por exemplo”, completa.

Redes sociais são alguns desses caminhos estratégicos. O LinkedIn, por exemplo, focado no mercado de trabalho, é muito utilizado pelas empresas para divulgação de oportunidades, de conteúdos e de relacionamento com o mercado. Segundo Wanessa,  profissionais que fazem bom uso desta ferramenta conseguem um destaque interessante no meio corporativo.

A Unit no processo

E como é que a Unit participa desse processo? De acordo com Wanessa, de forma direta e ativa, firmando parcerias com grandes empresas, órgãos públicos, consultorias, agentes de integração de estágio, assim como pequenas empresas ou pessoas físicas que estiverem divulgando vagas. “Inclusive, acontece do egresso abrir a sua própria empresa e nos procurar para divulgar oportunidades”, destaca.

Em casos de estágio, a Unit solicita documentações e realiza acordo de cooperação, deixando alinhado com a Lei de Estágio. “Para vagas de emprego, auxiliamos com a divulgação. Costumo incentivar o profissional a avaliar as oportunidades e ficar atento às possibilidades, não se baseando apenas em remuneração, mas reconhecendo o que é interessante para ele e que esteja de acordo com o seu planejamento profissional e desenvolvimento de carreira”.