Patrocinada

Colégio GGE faz live gratuita e traz dicas para quem quer montar plano de estudo eficiente

Fabíola Blah
Fabíola Blah
Publicado em 17/03/2021 às 12:20
Segredo para o sucesso de um bom plano de estudos é equilibrar o tempo entre as diferentes atividades | Foto: Unsplash/Soundtrap
Segredo para o sucesso de um bom plano de estudos é equilibrar o tempo entre as diferentes atividades | Foto: Unsplash/Soundtrap FOTO: Segredo para o sucesso de um bom plano de estudos é equilibrar o tempo entre as diferentes atividades | Foto: Unsplash/Soundtrap

A data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano ainda não foi divulgada, mas os estudantes não dependem disso para se preparar para as provas. Um dos caminhos para manter a organização durante todo o ano é estruturar um bom plano de estudos - e é justamente esse o tema da live gratuita que o Colégio GGE realiza neste sábado (20/03), a partir das 15h.

O objetivo é oferecer dicas e orientações sobre como montar um plano de estudo eficiente, que ajude na preparação dos estudantes ao longo do ano inteiro. Não há cobrança para participação no evento; basta fazer a inscrição e seguir as instruções.

No Colégio GGE, alunos e alunas são estimulados desde o 9° ano do Ensino Fundamental a disciplinar a rotina escolar; nos três anos do Ensino Médio, às portas do Enem e nas etapas do SSA da UPE, isso se torna ainda mais importante. A grande estratégia por trás de um bom plano de estudo é encontrar o equilíbrio entre os conteúdos a serem aprendidos, o descanso, o lazer e a alimentação.

“Não descansar para assistir às aulas no dia seguinte e preferir usar parte da madrugada para adiantar o assunto é um erro”, diz a psicóloga do GGE, Emanuela Freire. Afinal, ela explica, estudantes não precisam apenas estudar muito, mas ter qualidade no tempo dedicado. “É preciso aprender enquanto se está estudando”, orienta.

Leia também:

> Inep divulga cartão de confirmação com local de prova do Enem 2020

> #AdiaEnem pede mudança na data da prova: assunto repercute nas redes sociais

> Candidatos com suspeita de Covid-19 podem pedir reaplicação da prova do Enem

> Confira quais são os documentos válidos para identificação no Enem

> Veja dicas de História Geral e do Brasil para a prova do Enem

> Na prova de Linguagens e Códigos, no Enem, interpretação é chave

> Inep publica nova cartilha para redação do Enem; confira

Formulando um plano

Ao início de cada ano, a equipe do Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (SOEP) do GGE organiza horários de estudo com os alunos. Costumam dizer que, nesse início, o que se cria é um “piloto”, que será adaptado e melhorado ao longo do ano.

Depois disso, cada aluno tem autonomia para seguir colocando em prática o planejamento. A equipe de psicologia permanece à disposição para pedidos de ajuda, mas também monitora o desempenho através das notas. Emanuela lembra que, ao criar a sua rotina, é preciso levar em conta os objetivos que precisam ser cumpridos, em quanto tempo, e qual o período que consegue se concentrar. “É também importante levar em consideração sua realidade em casa e encaixar nesse planejamento tempo para alimentar-se com calma, fazer exercícios, fazer pausas e dormir bem”, finaliza.