ENEM

Inep divulga resultado do recurso de nome social no Enem

Pedro Oliveira
Pedro Oliveira
Publicado em 12/08/2021 às 15:15
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil FOTO: Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

MEC - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na última quarta-feira, 11 de agosto, os resultados dos recursos referentes ao tratamento por nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Essa opção, prevista no edital do exame, é voltada ao participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente em consonância com sua identidade de gênero (transexual, travesti ou transgênero).

>>Acesse a Página do Participante

>> Confira o edital do Enem 2021 impresso

>> Confira o edital do Enem 2021 impresso em Libras

>> Confira o edital do Enem 2021 digital

>> Confira o edital do Enem 2021 digital em Libras

Os inscritos devem conferir os resultados na Página do Participante. Para verificar se o recurso foi deferido, é necessário ter o login único dos portais gov.br. Caso o inscrito não lembre a senha, é possível recuperá-la acessando o sistema do Governo Federal, informando o número do CPF e seguindo as instruções que forem apresentadas.

Enem 2021

Ao todo, 3.109.762 pessoas tiveram as inscrições confirmadas no Enem 2021. O número corresponde ao total de participantes das duas versões do exame (impressa e digital). O Inep registrou 3.040.871 inscritos para a versão em papel. Para a modalidade digital, que teve as 101.100 vagas ofertadas preenchidas durante o período de inscrições, foram confirmados 68.891 participantes. As duas versões serão aplicadas nas mesmas datas: 21 e 28 de novembro. Nesta edição, ambas as versões terão itens de prova iguais e mesmo tema de redação.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.