UPE

Programa vai destinar 100 bolsas a aprovados no SSA da UPE

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 06/09/2021 às 10:05
fachada_UPE FOTO:

Estudantes egressos da rede estadual de ensino aprovados no Sistema de Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) poderão se beneficiar do PE no Campus - Programa de Acesso ao Ensino Superior de Pernambuco, com concessão de bolsas de permanência e de manutenção pelo Governo do Estado. A decisão foi publicada no decreto 51.299 no Diário Oficial do Estado no último sábado (4).

Serão 100 bolsas no valor de R$ 1,1 mil pelo período de 12 meses, valor corresponde a uma Bolsa de Apoio à Permanência. Após esse período, os selecionados terão R$ 440 por mais 12 meses como Bolsa de Manutenção. A quantia contribui com as despesas do curso, além de moradia, alimentação e transporte.

Critérios

O edital com critérios definidos pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco ainda será lançado. No entanto, em seleções anteriores era necessário que o candidato tivesse estudado todo o Ensino Médio na Rede Pública Estadual, fosse atendido pelo Bolsa Família ou apresentasse renda familiar inferior a três salários mínimos.

O primeiro pagamento será realizado no mês de início das aulas do semestre letivo, desde que o bolsista tenha todos os documentos exigidos anexados e validados no sistema de acompanhamento do programa.

Será considerada como requisito adicional para qualificação como beneficiário do PE no Campus a comprovação de residência pelo estudante em município distante, no mínimo, 50 quilômetros da instituição de ensino superior em que foi admitido.

Além das 100 bolsas para o SSA da UPE, o PE no Campus vai destinar 200 bolsas de igual valor aos estudantes do Programa de Incentivo Acadêmico da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe).