Enem – Portal NE10

publicidade
15/set
2021_09_13-Lançamento_Espaços_4_Ponto_Zero (02)

Pernambuco contará com 22 novos Centros de Inovação até o fim de 2021

Publicado por Tatiana Notaro em NOTÍCIAS às 11:00

Até o final de 2021, Pernambuco contará com 22 novos centros de inovação através do programa Espaços 4.0 que vai contemplar 12 regiões do estado. O projeto receberá aporte de R$ 7,85 milhões, que faz parte do Plano Retomada do Governo de Pernambuco, através das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação e Educação e Esportes, em parceria com a Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe)

Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) e Centros Tecnológicos pernambucanos receberão laboratórios com tecnologias, conectados com a produção e difusão de conhecimentos em Desenvolvimento de Games, Manufatura Avançada, Cultura Maker, Economia Criativa, Economia Circular, Negócios 4.0, Inteligência Artificial e Ciência de Dados.

Leia também:

> Enem 2021: Inep altera edital para pessoas privadas de liberdade
> Candidatos isentos de taxa que faltaram provas em 2020 têm novo prazo de inscrição a partir das 10h desta terça
> IBGE: um em cada dez estudantes já foi ofendido nas redes sociais

Os Espaços 4.0 propõem a interiorização da CT&I, buscando a formação profissional nas habilidades de futuro e consolidando Ambientes de Inovação em Pernambuco, além da melhoria da educação pública do estado. Cada região de desenvolvimento contará com dois Centros de Inovação que funcionarão como conexões entre a sala de aula, a academia e os setores produtivos.

Estrutura

Cada laboratório do programa Espaços 4.0 contará com: impressora 3D de pequeno porte, impressora 3D de médio porte; desktops avançados e notebooks gamers; kit de ferramentas; miniretífica; kit de sensores arduíno; scanner 3D; kit RFID Arduíno; lupa eletrônica; mesa digitalizadora; arco de serra fixo; perfurador; caneta 3D; parafusadeira/furadeira; estação de soldadora; kit Raspberry; câmeras; multímetro digital; kits de Comunicação Lora; serra tico-tico; cortadora a Laser; e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Os Espaços 4.0 serão implementados nas cidades de Araripina, Bonito, Carpina, Garanhuns, Goiana, Gravatá, Joaquim Nabuco, Paulista, Petrolândia, Santa Maria da Boa Vista, São José do Egito, Arcoverde, Carnaíba, Caruaru, Floresta, Lajedo, Ouricuri, Palmares, Paudalho, Petrolina, Salgueiro e Surubim.