NOTÍCIAS

Rede estadual de ensino vai ter ação de combate à pobreza menstrual

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 07/10/2021 às 19:00
absorvente FOTO:

A rede estadual de ensino de Pernambuco vai contar com o Programa Educação em Saúde Menstrual, que contemplará estudantes de todo estado com ações de distribuição de absorventes e rodas de diálogo para orientação. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), uma em cada dez meninas no mundo, falta às aulas durante o período menstrual. No Brasil, esta é realidade de uma entre quatro.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE) e vai promover a distribuição de absorventes, formação e orientação sobre as questões sociais, biológicas e emocionais que afetam a vida da mulher durante o período menstrual, bem como diminuir as ausências escolares durante o ciclo.

“Nossa preocupação não é apenas com a distribuição dos absorventes. Queremos trabalhar também o ambiente escolar para cuidar da saúde das estudantes e ampliar o debate acerca do tema”, afirmou o secretário de Educação e Esportes, Marcelo Barros.

Por meio de parcerias institucionais com as secretarias de Saúde e da Mulher, o programa prevê – além da distribuição gratuita e contínua de absorventes para as estudantes em idade menstrual – a realização de rodas de diálogos e palestras virtuais e presenciais com as 16 Gerências Regionais de Educação (GRE), voltadas para os docentes e discentes de todo o Estado.

Também serão promovidos eventos online e presenciais com a participação dos diferentes segmentos envolvidos, para discutir o cuidado da saúde menstrual e o uso adequado dos absorventes, entre outras questões.