ENEM

Confira guia atualizado do Inep e entenda sua nota do Enem

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 08/10/2021 às 10:53
Enem | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Enem | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil FOTO: Enem | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou a atualização do Guia do Participante - Entenda sua nota no Enem, que está disponível no portal institucional. O documento explica a metodologia de correção das provas do exame, a Teoria de Resposta ao Item (TRI).

O Guia do Participante tem uma organização didática e está dividido em seis seções: “Calculando a nota”, “Entendendo outros aspectos do modelo de TRI”, “Procedimentos de correção”, “Processo de criação das questões”, “Principais dúvidas sobre a nota do Enem” e “Entendendo tecnicamente a nota da TRI”.

Já a redação do Enem tem outra metodologia de correção. Leia mais sobre a composição da nota da redação aqui. Outras informações estão detalhadas na Página do Participante.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio é um conjunto de provas que avalia o desempenho individual dos participantes em quatro áreas do conhecimento, a saber: ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Além disso, instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.